Conexão Xalingo – Blog

A tecnologia que alfabetiza

Você sabia que, só em São Paulo/SP, cada cidadão gera 16 quilos de resíduos todos os dias, gerando uma montanha de descarte de 20 mil toneladas. Pensando nas pessoas que trabalham que fazem coleta, separação e tratamento desses resquícios, e que não sabem ler ou escrever, essa empresa desenvolveu um projeto que utiliza a tecnologia para ajudá-los.

Atualmente, o número de pessoas que realizam esse trabalho, no Brasil, é de 800 mil. E eles são responsáveis por nada menos que 90% de todo os resíduos reciclado no Brasil, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Pensando nessas pessoas, a Samsung desenvolveu o projeto “Alfabetização Cidadã – da digital ao digital”, que tem como objetivo usar a tecnologia para auxiliar 300 adultos, entre 18 e 83 anos, que trabalham no descarte de resíduos em geral. Essas pessoas, até então, utilizavam somente as digitais para assinar o próprio nome.

Para cuidar da área pedagógica, a empresa escolheu como parceiro o Instituto Paulo Freire, que gerencia as 28 turmas espalhadas na grande São Paulo desde outubro de 2017. Todos os espaços receberam TVs e notebooks e, além disso, cada participante ganhou um smartphone novo, com um plano de dados 3G e o app Palma, da IES2, já instalado para alfabetização.

O resultados estão sendo muito bons. Através da leitura e da escrita, os alunos têm mais autonomia e independência no dia a dia. Algo que antes era impensável. Abrem-se novas perspectivas de vida para um futuro mais inclusivo e sustentável.

Para mais informações sobre o projeto acesse www.samsungsocial.com.br

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte:
https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/07/tecnologia-e-educacao-para-alfabetizar-quem-ajuda-a-salvar-o-mundo.ghtml

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *