Conexão Xalingo – Blog

Cursos para você, professor, fazer nestas férias

As férias estão chegando e, além de aproveitar para descansar, também é importante se atualizar às novidades e inovar em suas aulas. Para isso, confira estas dicas de cursos e materiais de alfabetização midiática na sala de aula.

1) EducaMídia – Programa de Educação Midiática

Para difundir o tema e oferecer ferramentas, o programa do Instituto Palavra desenvolveu um currículo de educação midiática alinhado com os princípios da BNCC, além de disponibilizar um curso gratuito de 30 horas sobre o campo de atuação jornalístico-midiático, que foi construído em parceria com a Fundação Vanzolini.

2) Ensinar e Aprender com o Twitter

Disponível para download em português e outros oito idiomas, o guia lançado pela rede social Twitter e pela Unesco ajuda educadores a trabalhar habilidades de alfabetização midiática, promovendo a análise crítica de informações e estimulando a construção de perguntas certas sobre conteúdos encontrados na internet.

3) Estadão na Escola 

Desenvolvido para apoiar professores de escolas públicas e privadas que desejam usar reportagens produzidas pelo Estadão em sala de aula, o projeto reúne planos de aula sobre temas como Amazônia, vacinas e bomba atômica.

4) First Draft 

Disponibilizado pelo Instituto First Draft, o curso gratuito tem a duração de uma hora e aborda estratégias para verificação de imagens, vídeos, datas e geolocalização, além de mencionar truques do Google Maps.

5) Guia de Fact-Checking

Desenvolvido pelo Instituto Poynter, organização norte-americana sem fins lucrativos que promove o ensino do jornalismo, traz princípios da verificação fatos para ajudar estudantes do ensino médio a desenvolver essa habilidade. A versão em português do material foi produzida pela Agência Pública.

6) Oficina de Leitura Crítica de Notícias

O material organizado pela BBC News Brasil reúne dois módulos com vídeos e propostas de atividades para os professores trabalharem a leitura crítica de notícias da BBC e promoverem debates com os estudantes.

7) Vaza, Falsiane

Apoiado pelo Facebook, o curso online gratuito contra notícias falsas é voltado a adolescentes, jovens e educadores. As aulas serão desenvolvidas pelos professores Ivan Paganotti (MidiAto ECA-USP), Leonardo Sakamoto (PUC-SP) e Rodrigo Ratier (Faculdade Cásper Líbero).

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.  

Fonte: https://porvir.org/cursos-e-materiais-para-trabalhar-alfabetizacao-midiatica-na-sala-de-aula/ 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *