Conexão Xalingo – Blog

3 tendências educacionais para 2020

2019 está acabando e é sempre bom saber o que é tendência para o novo ano que vem por aí. Confira 3 tendências educacionais para 2020!

1) Ensino híbrido

Também conhecido como Blended Learning, essa modalidade de ensino combina o ensino online com o presencial.

Mas não basta subir materiais em uma plataforma e gravar videoaulas. Para que o ensino híbrido engaje os alunos, é preciso adaptar planos de estudo e permitir que cada um siga seu próprio ritmo.

Em geral, eles reúnem atividades práticas em sala de aula ou em campo, materiais em formato EaD e tempo de estudo individual e estruturado. O grande truque é integrar o online e o offline de maneira quase imperceptível, criando espaços realmente interativos e que incorporem o desenvolvimento de competências.

2) Ensino de programação

Mais cedo ou mais tarde, todas as carreiras serão impactadas pela programação. Aprender a codificar é o novo “aprender inglês.”

Na China, ela já faz parte do currículo escolar. Os EUA, ainda que sejam referência de desenvolvimento de tecnologia, têm menos de 5% dos alunos em contato com a programação. Todavia, várias cidades já têm planos de implementar a disciplina em suas escolas.

No Brasil, é ínfimo o número de instituições com planos concretos de incluí-la, principalmente no Ensino Superior. Isso indica vantagem competitiva para aquelas que começarem agora.

3) Inteligência Artificial

Se você pensou na Siri ou na Alexa, não é a esse tipo de Inteligência Artificial que estamos nos referindo. A IA como parte das tendências educacionais está relacionada à identificação de padrões que permitam gerenciar objetivos pedagógicos e acompanhar a evolução dos alunos.

Implementar uma ferramenta estatística com base em algoritmos é menos complexo do que parece. O verdadeiro desafio está em treinar educadores para que utilizem as análises geradas em benefício de jornadas customizadas e maior aproveitamento em aula.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: https://gestores.queroeducacao.com.br/6-tendencias-educacionais-para-2020/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *