Conexão Xalingo – Blog

Estes alunos estão ensinando conteúdo do 5º ano no Youtube

Projeto teve início em sala de aula e estes alunos já estão ajudando outros estudantes do 5º ano pelo Youtube. Saiba mais!

“Como usar a tecnologia para rever em qualquer lugar o conteúdo aprendido na escola?”. Esse questionamento foi o pontapé inicial para a professora Gabriella Araujo Souza Esteves dar início, juntamente a seus alunos da Escola Básica Municipal Professora Ruth Faria dos Reis, em Biguaçu/SC, ao projeto “Quinto ano descomplica”, um canal no Youtube que leva conhecimento para fora da sala, ajudando no aprendizado até mesmo de outras pessoas além do colégio.

Segundo Gabriella, “no início, eles gravavam e me enviavam. Era uma brincadeira, uma espécie de reforço escolar, mas depois percebemos a necessidade de melhorar as gravações e profissionalizar o conteúdo. Iniciamos então a busca por voluntários que ajudassem na produção e na edição do material. Entre um compartilhamento e outro no Facebook, o pedido chegou a um editor de vídeos que deu ‘vida’ ao nosso canal. Com apoio dele, passamos a pensar em prazos, arte, postura e recebemos dicas de filmagem, fazendo os vídeos ganharem mais qualidade”.

Para as gravações, a professora criou um roteiro padronizado, onde os alunos preenchem o conteúdo que irão explicar em cada vídeo. A participação é voluntária, respeitando a vontade de participação dos alunos. Em sala de aula, ela revisa o conteúdo escolhido e dá um tempo para os alunos ensaiarem para as gravações, que ocorrem todas as segundas e quintas-feiras, durante 25 minutos da última aula. As gravações são feitas com o smartphone de Gabriella.

O resultado tem sido ótimo. “Nos últimos meses os alunos têm apresentado mais interesse no conteúdo trabalhado em sala, participado mais ativamente das aulas e inclusive melhorado as notas e a oralidade. Em pouco mais de um mês de existência do canal, já possuímos mais de 300 inscritos”.

Acesse o canal Quinto Ano Descomplica aqui.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: https://porvir.org/alunos-se-transformam-em-youtubers-para-ensinar-conteudos-do-5-ano/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *