Conexão Xalingo – Blog

Neste país, empatia é matéria curricular

O sistema educacional da Dinamarca inclui aulas obrigatórias que ensinam empatia a seus alunos desde 1993. Saiba mais!

Tendo relação com isto ou não, há sete anos o país escandinavo permanece na lista dos três países mais felizes do mundo de acordo com relatório da ONU.

No país, uma hora do dia é alocada a cada semana para o “Klassens tic”, no qual estudantes de 6 a 16 anos recebem aulas de empatia. Lá, acreditam que aprender a ter e praticar empatia os ajudará a construir relacionamentos, evitar o assédio moral e obter sucesso.

Durante esse período, os alunos conversam sobre seus problemas: podem eles ser problemas pessoais ou com qualquer coisa relacionada à escola. O restante da turma, juntamente com o professor, discutirá maneiras de como resolver o problema. O professor ajuda os alunos, ensinando-lhes sobre a verdadeira compreensão e sobre acolhimento.

Durante a aula de “Klassens”, esta é a oportunidade de o aluno de ser ouvido, de receber o incentivo de outros através da escuta. No processo, eles também aprendem a importância do respeito mútuo. Primeiro, eles ensinam através do trabalho em equipe. E, 60% das tarefas realizadas na escola, já cumprem essa função. Em vez de se concentrar em estimular o aluno a ser o melhor entre os colegas, o currículo dinamarquês se concentra no desenvolvimento e aprimoramento das habilidades e talentos, e também no desenvolvimento de outros estudantes que não têm o mesmo talento.

Nas escolas dinamarquesas, não há troféus ou prêmios. Em vez disso, eles se concentram na “cultura da motivação para melhorar, do aluno para com ele mesmo”.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/em-escolas-da-dinamarca-empatia-e-materia-curricular

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *