Conexão Xalingo – Blog

Esta professora utiliza yoga com seus alunos de 3 e 4 anos

Professora utilizou a prática para trabalhar equilíbrio emocional e concentração com uma turma da educação infantil.

Litz Araujo Silva é professora de Educação Física na Unidade Municipal de Ensino Porchat de Assis, em Santos/SP e, em 2016, após notar que algumas crianças eram ansiosas, agressivas e agitadas (a ponto de prejudicar a concentração), que não se alimentavam bem, inseguras na hora de dormir e relaxar, resolveu levar aos seus alunos do Maternal 2 (de 3 a 4 anos) os benefícios que a prática milenar trouxe para sua evolução pessoal. Então comecei a ensinar as crianças a respirar e relaxar com exercícios simples de yoga.

Os eixos foram trabalhados de forma interdisciplinar. Os conteúdos se entrelaçam. Utilizaram músicas (as quais englobam os movimentos e a oralidade), movimento (conhecer as partes do corpo adquirindo consciência de suas potencialidades,como força, velocidade, resistência e flexibilidade), conhecimento de si e do mundo (conhecer, reconhecer e valorizar o “Eu e minha família”/ “Eu e minha escola”), vivências éticas (responsabilidades, solidariedade, autonomia e o respeito), mundo físico e social (sustentabilidade, seres vivos), conhecimentos matemáticos (utilizar a recitação numérica em brincadeiras), linguagem oral e escrita (práticas de leitura, oralidade) e vivências estéticas (fazer musical e o fazer artísticos).

Avaliação

A avaliação foi feita através observação das crianças nas atividades. Muitas delas já se expressam com muito mais clareza, tendo prazer ao praticar yoga e se expressar. Seus movimentos são bem mais desenvolvidos, suas emoções mais compreensíveis, e até os próprios pais já notaram e expressaram essa mudanças no cotidiano e o grande prazer que as crianças têm de praticar yoga em casa o que fazem na escola.

Para finalizar o projeto, foi criada uma mandala, para ser entregue às famílias e uma aula de yoga junto com os familiares, na feira de ciências da escola, para que juntos pudessem ter um momento muito agradável de yoga.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: http://porvir.org/espaco-de-aprendizagem-criativa-mobiliza-comunidade-no-interior-do-para/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *