Conexão Xalingo – Blog

Este espaço está inspirando com atividades mão na massa

Espaço atrai visitantes de diferentes cidades para se inspirar com atividades de educação mão na massa.

O projeto social Ação Parceiros, idealizado por Raimundo das Graças Lima Xavier, começou na cidade de Santa Bárbara, que fica a aproximadamente 50 km da cidade de Belém (PA), uma região com grandes problemas sociais, e com necessidade de começar a pensar em uma educação que agregasse mais valor aos estudantes.

Segundo Raimundo, “as ações do projeto começaram com brincadeiras na rua. Nós juntamos as crianças da comunidade e fizemos atividades, como soltar balão. Para dar continuidade a essa experiência, no final de 2011 eu saí de férias e peguei o meu décimo terceiro salário para comprar um terreno de 70 por 130 metros quadrados”.

Sair da rua para um espaço próprio permitiu que atendessem melhor a comunidade e trabalhar de forma mais firme em uma agenda voltada para a educação. Em 2011, começaram a fazer novas brincadeiras e desenvolver um olhar para a educação de forma mais criativa. Criaram objetivos, mas de uma forma ativa sem a preocupação de colocar as crianças dentro do espaço sentadas em uma cadeira para aprender.

Quando chegou 2014, novamente Raimundo novamente saiu de férias e usou seu décimo terceiro salário para construir uma base, hoje conhecida como sede. Lá conseguiram criar um galpão razoável e passaram a pensar em um ambiente diferenciado para educação. Três anos depois, por indicação de um colega, submeteu essa ideia do brincar, construir e usar tecnologia no Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2017.

O êxito

Foram selecionados e passaram 2018 descobrindo e sendo descobertos pela aprendizagem criativa. De uma certa forma, já faziam isso em Santa Bárbara, mas não sabiam que tinha uma teoria tão forte por trás, com base em uma referência mundial que é o MIT (Massachusetts Institute of Technology).

A viagem ao MIT os fez repensar a organização do espaço. Hoje são o único espaço comunitário de aprendizagem criativa do Brasil. Possuem uma área onde reproduzem a ideia de um jardim de infância, com brinquedos espalhados pelo terreno, e também um galpão, onde reunem sala de cinema, ferramentas e uma biblioteca integrada no mesmo local.

O espaço de aprendizagem criativa foi inaugurado em março de 2019 e tem encantado as pessoas. Além de ser frequentado pela comunidade, nele são realizadas formações de professores e também recebem visitas de escolas.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: http://porvir.org/espaco-de-aprendizagem-criativa-mobiliza-comunidade-no-interior-do-para/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *