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Saiba como lidar com a raiva do seu aluno

A raiva é um sentimento que pode ser comum a muitas pessoas. Se bem gerenciada, pode até mesmo auxiliar crianças a terem relações mais saudáveis consigo mesmas, com o outro e com o mundo.

A gente sabe: quando somos crianças, qualquer frustração vira tempestade em copo d’água. Mas podemos ensinar os pequenos a lidarem melhor com seus sentimentos e emoções, podendo até mesmo se beneficiar com eles. Confira as dicas da Ana Carolina C D’Agostini, que é psicóloga e pedagoga com formação pela PUC-SP.

Segundo Ana, “as crianças tendem a ter reações explosivas quando não compreendem seus sentimentos e emoções ou quando não são capazes de colocá-las em palavras. Uma criança que não consegue verbalizar que está muito brava ou com raiva, irá evidenciar sua emoção por meio de um comportamento muitas vezes inadequado para conseguir atenção de quem está próximo e para extravasar aquilo que está sentindo. Por isso, ajude a criança a identificar e a nomear os sentimentos, a chamada alfabetização emocional. Lentamente, ensine palavras mais sofisticadas, como preocupação e solidão, que também podem desencadear a raiva.

Quando perceber que uma emoção como a raiva está se manifestando, devolva isso à criança dizendo que percebe que ela está com raiva naquele momento. Quanto mais rico for o vocabulário e quanto mais exemplos próximos a realidade da criança forem incorporados a esse aprendizado, melhor será esse processo. Aos poucos, eles aprenderão a nomear os sentimentos por conta própria.

Uma boa sugestão é fazer uso de livros infantis. Mesmo que o tema central não seja propriamente sobre as emoções, pergunte sempre às crianças ao longo da leitura o que eles acham que cada personagem sentiu em diferentes momentos da história. Ajude a ampliar o vocabulário a partir dessa compreensão, trazendo exemplos claros que estejam na narrativa e nas ilustrações”.

A escritora paulista Blandina Franco escreveu dois livros infantis bastante interessantes sobre raiva. Um deles, intitulado “Fúlvio, o esquentado”, conta a história de um vulcão bastante “esquentadinho” que está sempre prestes a explodir e leva os leitores a compreenderem os mistérios que o deixam dessa forma.  A outra sugestão, é a obra “A raiva”, que conta a história de um monstrinho que incialmente sentia pouca raiva, porém que com o tempo essa emoção começou a crescer e a tomar conta de tudo.

As atividades de leitura podem se desdobrar em diversas outras. Proponha atividades temáticas como uma roda de conversa na qual os alunos possam contar situações nas quais se sentiram como os personagens. Questione quais sensações sentiram no corpo, se sentiram o rosto ficar quente ou vontade de gritar bem alto. Pergunte também como eles reagiram e se sabem alguma forma de se acalmar. Explique também que quando sentimos raiva, corremos o risco de agir mal com outras pessoas, incluindo nossos amigos da escola e a nossa família. Por isso, é importante que aprendamos a reconhecer quando estamos com raiva, quais são os sinais que o nosso corpo envia, e quais são as situações que mais facilmente nos tiram do sério.

Você pode propor também que os alunos construam um “monstrinho da raiva” com material reciclável. Estimule que deem um nome para o monstrinho, que criem uma história sobre a vida dele, que citem tudo aquilo que o deixa com raiva e o que o faz se acalmar. Dê sugestões para aquilo que pode acalmar o monstrinho, como respirar fundo, fazer um desenho, pedir ajuda ou dar uma volta. Falar sobre emoções por meio de personagens é uma técnica bastante eficaz para as crianças.

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Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/18454/como-lidar-com-a-raiva-do-seu-aluno

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