Conexão Xalingo – Blog

Harry Potter pode inspirar suas aulas (parte 1)

Experimentos científicos inspirados em Harry Potter podem dar muito certo em suas aulas. Professores podem usar elementos dos livros e filmes do Harry Potter para inspirar estudantes de todas as idades a se interessar por conceitos científicos. Confira!

1) A capa de invisibilidade de Harry Potter

Harry Potter usou uma famosa capa de invisibilidade – descrita em “A Pedra Filosofal” como “estranha ao toque, como a água tecida em material” – para sair às escondidas, bisbilhotar e escapar da detecção em situações perigosas.

Uma capa de invisibilidade poderia funcionar na vida real? Os alunos podem pensar que é impossível, mas esta é uma oportunidade para falar sobre a refração da luz, que pode ser observada quando a luz passa de um meio para outro, como da água para o ar. Aqui está um experimento simples que você pode fazer com crianças mais novas: coloque uma moeda embaixo de um copo transparente e deixe os alunos observarem. Quando você enche o copo com água, a moeda desaparece. Seus alunos terão que visualizar o copo de um certo ângulo – não muito alto ou verão a moeda de cima.

Não desapareceu, é claro. À medida que a água entra no copo, ela dobra a luz refletida na moeda, fazendo com que ela apareça em um local diferente – que não é visível da perspectiva dos alunos.

2) Olho mágico de Alastor

Depois de perder o olho na batalha, o professor Alastor Moody recebeu um substituto mágico. Descrito como “azul elétrico”, os olhos de Moody podiam ver através de qualquer material, de portas a paredes e até da capa de invisibilidade de Harry.

Você pode usar uma capa de Rochester para “ver” objetos sólidos. É só organizar quatro lentes convexas em uma linha reta, o que fará com que a luz se curve entre elas. Isso cria um “túnel” entre duas lentes. Se você colocar a mão no lugar certo, poderá ver através dela.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: http://porvir.org/5-experimentos-cientificos-inspirados-em-harry-potter/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *