Conexão Xalingo – Blog

Isto reduz situações de bullying entre os alunos

O bullying, não se pode negar, é um problema sério que aflinge praticamente todas as escolas. Muitos métodos são trabalhados por educadores e pedagogos, mas nem sempre funcionam. A mudança pode estar nesta ideia.

Pesquisadores da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, descobriram que os estudantes que sentem um maior senso de pertencimento a grupos de colegas, família e comunidade escolar são menos propensos a se tornarem valentões, ou seja, a praticar bullying.

— Quando o aluno se sente valorizado e pertencente a um grupo, a autoestima aumenta e ele tende a não se comportar de forma a intimidar colegas. É importante lembrar que o bullying só existe porque há uma plateia. Em torno daquele que agride e daquele que é atacado estão colegas que dão risada e aplaudem — diz a educadora Andrea Ramal.

Foram analisadas as respostas de mais de 900 alunos do ensino médio de escolas rurais americanas. Os resultados indicam que quanto mais o aluno se sente bem entre os colegas e a família, maior a probabilidade de se sentirem pertencentes à escola. Além disso, quanto mais eles acham que fazem parte da comunidade escolar, menos eles relatam comportamentos de bullying. Isso indica que os pais podem desempenhar um papel proativo no aumento do sentimento de pertencimento da criança na escola, concentrando-se em melhorar o pertencimento à família.

— Ao encorajar os irmãos a apoiarem uns aos outros, os pais podem ajudar seus filhos a sentirem que seus interesses são aceitos e que eles se encaixam dentro da unidade familiar — indica Christopher Slaten professora da Faculdade de Educação da Universidade do Missouri.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.  

Fonte: https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/sensacao-de-pertencimento-reduz-situacoes-de-bullying-entre-os-jovens-23854724.html

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *