Conexão Xalingo – Blog

Este mapa tem auxiliado deficientes visuais

Para ajudar seus colegas com deficiência visual a entenderem os mapas, estes alunos tiveram uma grande ideia. Confira!

Em função da falta de materiais adaptados para pessoas com deficiência visual, jovens do Ensino Médio criaram um dispositivo com diferentes texturas, que facilita o entendimento das regiões geográficas.

Os estudantes Eduardo Souza e Laíse dos Sales, respectivamente, do 1º e 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, de Irecê/BA criaram um mapa do Brasil acessível. O material conta com diferentes texturas, que auxiliam na compreensão de cada região geográfica. A ideia foi mostrada para membros da Associação de Deficientes Visuais de Irecê e Região (Adevir), que deram um excelente feedback para o projeto.

Para Alda Freitas, que é professora de geografia e orientadora do projeto (que se chama “Mapa tátil das regiões brasileiras: conhecendo o Brasil com as mãos”), a ação traz lições de empatia entre os jovens e também aproxima toda a comunidade escolar, trazendo mais engajamento de todos. A ideia surgiu a partir da curiosidade de Eduardo em entender como era a experiência em dar aula para seu colega Frailan, que é cego.

Como não havia materiais específicos para atender pessoas cegas no colégio, os estudantes fizeram pesquisas sobre ensino inclusivo e encontraram globos terrestres que proporcionam a aprendizagem sobre o assunto. Porém, havia o problema destes mapas não terem as regiões específicas e também eram caros. Com o apoio de Alda, as crianças confeccionaram o próprio mapa tátil, utilizando materiais como retalhos de tecidos, papel camurça, cola 3D e folhas de E.V.A. Além disso, realizaram pesquisas e testes com os integrantes da Adevir.

O resultado foi marcante a todos, e possibilitou a noção exata de onde há terra e de onde está o mar e a Amazônia, por exemplo, que são áreas muito importantes, mas que os estudantes geralmente desconhecem pelo fato de as escolas não terem essa ferramenta para as pessoas cegas.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCnboP10bPCLYgMJ8AzwRBGg

Fonte: http://porvir.org/estudantes-criam-mapa-acessivel-para-auxiliar-colegas-deficiencia-visual/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *