Conexão Xalingo – Blog

Este professor mudou a forma de ensinar através de Libras

Professor cria atividade com videoaula de história em Libras.

Ernesto Padovani Netto é professor da Unidade Educacional Especializada Professor, em Belém/PA e desenvolveu um canal no Youtube e uma página no Facebook denominados “Histórias em Libras”. Em ambos são disponibilizadas aulas para alunos com deficiência auditiva.

O professor compartilha as produções pelo WhatsApp, permitindo que os vídeos possam ser vistos de qualquer lugar pelos alunos e também que possam servir de apoio para outros profissionais que atuam nas salas de recursos, e professores do ensino regular que ministrem aulas para turmas com alunos surdos.

Os conteúdos são disponibilizados em Libras, fazendo amplo uso de recursos imagéticos e acrescentando legenda em língua portuguesa. Essa foi a solução encontrada para ensinar história: trazer as mídias digitais que tanto interessam aos alunos para dentro da sala de aula, garantindo acessibilidade aos surdos sem excluir os ouvintes.

Primeiras experiências

No dia 14 de maio de 2018, vinte e quatro estudantes compareceram à escola Luiz Nunes Direito (uma escola inclusiva onde os alunos surdos possuem a primeira matrícula, tendo a segunda matrícula na escola Astério de Campos, onde participam do Atendimento Educacional Especializado). Todos os alunos eram do ensino médio e haviam estudantes dos três anos deste nível de ensino, sendo dezessete ouvintes e sete surdos.

A atividade ocorreu no turno da manhã no auditório da escola. A primeira vídeo aula produzida tem sido aplicada em vários outros espaços escolares, tanto em escolas especializadas, como em escolas inclusivas.

Após a aplicação da videoaula, ocorreu um debate, onde os alunos (surdos e ouvintes) têm refletido tanto sobre as questões de acessibilidade dos alunos surdos aos conteúdos escolares, como também acerca da temática tratada na aula, uma vez que o primeiro vídeo trata dos movimentos sociais, tema sugerido pelos alunos surdos durante a pesquisa para o mestrado.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube:  https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

Fontes:
http://porvir.org/professor-cria-atividade-com-videoaula-de-historia-em-libras/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *