Conexão Xalingo – Blog

Esta jovem está mudando a realidade da sua localidade com a educação e tecnologia

programacao

Betelhem Dessie tem 20 anos e é moradora da Etiópia. A sua pouca idade não foi empecilho para se tornar uma das pioneiras do setor de tecnologia do seu país.

Dessie começou a programar aos dez anos e, nos últimos três, já patenteou softwares. O conhecimento que adquiriu, ela não guarda só para si: ela é CEO do Anyone Can Code (ACC ou “Qualquer um pode programar”), um programa que faz parte do iCog, principal centro de inteligência artificial do país.

No ACC, Dessie tem viajado por toda a Etiópia ensinando jovens de idade escolar os fundamentos da programação e robótica. Suas oficinas já alcançaram mais de 20 mil crianças e adolescentes.  Nos países desenvolvidos, lembra Dessie, o já amplo mercado de inteligência artificial, robótica e tecnologia “cria um conforto ou uma conveniência”. Enquanto isto, na África, os envolvidos no setor buscam “solucionar necessidades básicas”.

A jovem lembra ter pedido dinheiro ao pai para celebrar seu aniversário de nove anos. Ocupado, o pai não lhe deu ouvidos. Ela então tentou outra estratégia: fez um acordo. Se conseguisse ganhar algum dinheiro com o computador que o pai tinha em sua loja, ela poderia ficar com o lucro e gastar em sua celebração.

Dessie acumulou US$ 90 (R$ 350) com um serviço em que fazia listas de música para o celular de clientes e editava vídeos. O feito ganhou a imprensa local e a tornou famosa em sua cidade natal, Harar, município de 150 mil habitantes no Leste da Etiópia. “Acho que ainda sou [famosa lá]”, conta a jovem rindo.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte:
https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/07/24/a-jovem-pioneira-que-ensinou-programacao-para-milhares-de-pessoas-na-etiopia.ghtml

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *