Conexão Xalingo – Blog

Os GIFs e os emojis podem ser fortes aliados na educação

post02

A professora Raphaela dos Santos Gonçalves está utilizando a estratégia de ensinar os conceitos de Ciências através de GIFs e emojis e a ideia conquistou o interesse de uma turma de oitavo ano do ensino fundamental.

Na última postagem aqui no Conexão (http://xalingo.com.br/conexao/2019/05/20/professor-da-dicas-de-como-atrair-a-atencao-dos-alunos/) o professor Gustavo mostrou que a geração mobile (millenial) está vivendo três grandes disrupções e, uma delas, é a comunicação através de imagens (GIFs e emojis).

Também compreendendo isso, a professora Raphaela dos Santos Gonçalves utiliza essa alternativa em suas aulas, para traduzir conceitos mais complexos encontrados na disciplina de Ciências, que leciona no Colégio Jean Piaget, em Santos/SP.

post02-interna

Inspirada pelo ditado “uma imagem fala mais do que mil palavras”, ela percebeu que poderia utilizar um item extremamente simples, divertido e principalmente conectado com a linguagem de seus alunos: os GIFs.

Iniciou criando apresentações de slides com os tópicos básicos do conteúdo. Em seguida, separava os conceitos mais complexos e adicionava uma imagem animada que ilustrasse de alguma forma aquele mecanismo. Por exemplo: para tratar da filtragem do ar, adicionou um GIF que demonstrava, em poucos segundos, a passagem e purificação do ar nas narinas.

Mesmo em conceitos onde não havia a necessidade de ilustração, algum tipo de animação pertinente ou engraçada era utilizada. E, ao contrário do que pensou, isso não trouxe dispersão para a aula. Pelo contrário: a atenção de todos os alunos se voltou para o aprendizado.

post02-interna02

Segundo Raphaela, cada aula é uma aventura diferente. Criam slides temáticos das séries favoritas, adicionam sons que se integram ao ambiente tratado e criam seus próprios GIFs com figuras geométricas, stop-motion (animação quadro-a-quadro).

Os emojis também ganharam seu espaço e, essa estratégia, é hoje, um dos pilares de sua aula teórica e trouxe não só um notável aumento de notas nas provas, mas também engajamento, que transformou a relação professor-aluno.

Créditos das imagens: Raphaela dos Santos Gonçalves

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube:  https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

Fonte: http://porvir.org/com-gifs-e-emojis-professora-traduz-conceitos-de-ciencias/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *