Conexão Xalingo – Blog

Este professor resolveu ensinar História de uma forma diferente

post02

Para ensinar História aos seus alunos, professor utiliza fatos, notícias e jogos do cotidiano dos alunos.

 Ivan Dias Tarjino Rodrigues é professor de História e percebeu que o aprendizado de seus alunos não vinha bem, uma vez que era através do sistema de apostilado, abordando sempre os temas de forma um tanto “oficiosa” e burocrática, tornando as aulas rápidas, superficiais e sintéticas demais.

Para modificar essa realidade, Ivan começou a abordar temas e conteúdos mais próximos do cotidiano dos alunos. Por exemplo: para estudar a Guerra Fria, ele buscou traçar paralelos com fatos e notícias do presente que pudessem se relacionar com o principal tema do objeto de estudo, no caso a polarização ideológica entre capitalismo e comunismo.

Ao trabalhar o tema Imperialismo ou Neocolonialismo, fez paralelos entre a visão europeia racista e dominadora de fins do século 19 e a visão dos mesmos no século 21, trazendo à tona também como essas visões se modificaram sem perder em parte sua essência. Ou seja: a persistência da ótica dominante de uns sobre outros, geralmente marginais ao conceito europeu de “civilização”.

Para realizar essas tarefas, utilizou-se de artigos jornalísticos, jogos de videogame, teorias e conceitos criados e difundidos nas redes sociais e debates com os alunos, inserindo-os nos temas e fazendo-os pensar mais sobre as consequências de importantes fatos históricos em nosso cotidiano, mesmo que implícitos.

Mesmo tendo que cumprir as apostilas e visando o vestibular, fazendo uso dessas novas abordagens e conceitos Ivan diz que foi notório o aumento do interesse por parte da sala e deslumbrantes os resultados vistos através dos debates, provas e trabalhos realizados.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube:  https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

Fonte: http://porvir.org/professor-usa-noticias-jogos-e-debates-para-aproximar-historia-do-cotidiano-dos-alunos/

2 ComentáriosDeixe um comentário

  • Ola qual foi o método que você utilizou para dar aulas com que os alunos fiquem mais motivados, quais foram as estratégias ou os metodos que você adotou?

    um abraço
    Rita

    • Olá, Ana! Tudo bem? Nossa postagem não foi criada pelo autor das técnicas. Indicamos que você entre em contato com ele (Ivan Dias Tarjino Rodrigues) para que tenha mais informações do seu procedimento de ensino. De qualquer forma, obrigada pelo seu contato e tenha uma ótima semana :)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *