Conexão Xalingo – Blog

Este professor resolveu ensinar História de uma forma diferente

post02

Para ensinar História aos seus alunos, professor utiliza fatos, notícias e jogos do cotidiano dos alunos.

 Ivan Dias Tarjino Rodrigues é professor de História e percebeu que o aprendizado de seus alunos não vinha bem, uma vez que era através do sistema de apostilado, abordando sempre os temas de forma um tanto “oficiosa” e burocrática, tornando as aulas rápidas, superficiais e sintéticas demais.

Para modificar essa realidade, Ivan começou a abordar temas e conteúdos mais próximos do cotidiano dos alunos. Por exemplo: para estudar a Guerra Fria, ele buscou traçar paralelos com fatos e notícias do presente que pudessem se relacionar com o principal tema do objeto de estudo, no caso a polarização ideológica entre capitalismo e comunismo.

Ao trabalhar o tema Imperialismo ou Neocolonialismo, fez paralelos entre a visão europeia racista e dominadora de fins do século 19 e a visão dos mesmos no século 21, trazendo à tona também como essas visões se modificaram sem perder em parte sua essência. Ou seja: a persistência da ótica dominante de uns sobre outros, geralmente marginais ao conceito europeu de “civilização”.

Para realizar essas tarefas, utilizou-se de artigos jornalísticos, jogos de videogame, teorias e conceitos criados e difundidos nas redes sociais e debates com os alunos, inserindo-os nos temas e fazendo-os pensar mais sobre as consequências de importantes fatos históricos em nosso cotidiano, mesmo que implícitos.

Mesmo tendo que cumprir as apostilas e visando o vestibular, fazendo uso dessas novas abordagens e conceitos Ivan diz que foi notório o aumento do interesse por parte da sala e deslumbrantes os resultados vistos através dos debates, provas e trabalhos realizados.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube:  https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

Fonte: http://porvir.org/professor-usa-noticias-jogos-e-debates-para-aproximar-historia-do-cotidiano-dos-alunos/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *