Conexão Xalingo – Blog

4 aspectos fundamentais para transformar a educação (parte 1)

post01

O SXSWEdu 2019 busca promover a inovação em aprendizagem por meio de uma comunidade de profissionais que olham para o futuro da educação, e já está em sua nona edição.

No evento deste ano, foram apontados alguns dos aspectos fundamentais para transformar a educação. Confira 2 deles, segundo George R. Stein:

1) Tecnologia

Temos a tendência de pensar em tecnologia como exclusivamente ligada à informação e comunicação, baseada em dispositivos digitais. Porém, a tecnologia na educação existe desde que a humanidade começou a transferir conhecimento de uma geração para outra, usando instrumentos tão simples quanto pedras para desenhar. Mas, como era de se esperar, muitos fornecedores e sessões do evento apresentaram inovações como o uso de inteligência artificial na escola, até possíveis aplicações educativas de Blockchain, passando por aplicativos para escolas e comunidades, entre outros.

O desafio complexo de reduzir a distância entre as mais modernas aplicações e a realidade escolar passa necessidade de considerar as aplicações e usos que os estudantes já têm acesso, além de pensar como a escola consegue incorporá-los de maneira coerente e significativa em uma proposta pedagógica que tenha os professores como protagonistas.

2) Impacto Social

O poder das tecnologias de informação e comunicação de conectar, aproximar e possibilitar a criação e o compartilhamento de conhecimento tem muito valor para a educação. Porém, como já trazia Paulo Freire, se a educação deve combater a alienação e desenvolver as potencialidades humanas para exercer responsabilidade em relação às demandas sociais, a educação e as tecnologias devem ser colocadas a serviço da transformação social.

O evento trouxe essa demanda pela ótica das minorias, dos desafios de comunidades, de questões éticas e desafios globais. Vale ressaltar que o termo “social” também faz referência aos desafios usualmente relacionados ao meio ambiente (mudanças climáticas, lixo, falta de água, etc).

Começando por assuntos que passam pela realidade da sala de aula, da escola e da comunidade, até desafios da vizinhança e questões globais, a melhor maneira de dar significado para a aprendizagem é oferecê-la como uma potencial solução para os problemas reais do universo cotidiano dos estudantes.

Para ver os outros 2 aspectos, clique aqui.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube:  https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

Fonte: http://porvir.org/do-sxsw-edu-para-o-brasil-5-aspectos-fundamentais-para-transformar-a-educacao/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *