Conexão Xalingo – Blog

10 tendências que estão mudando a educação em todo o mundo (parte 1)

post01

O mundo está constante mudança. E a educação é um dos pilares mais importantes no que está para mudar. E Andreas Shleicher, diretor de educação da OCDE, apontou 10 tendências educacionais que serão desafios nos próximos anos.

Na postagem de hoje, vamos apresentar 5 das 10 tendências de educação que serão desafios no passar dos anos. Confira!

1) Lacuna entre ricos e pobres versus mobilidade social

A diferença financeira entre pobres e ricos e está cada vez maior. Enquanto há grupos com muitos privilégios, outros sofrem de inúmeras privações.

A desigualdade está refletida nas escolas. Nos 36 países membros da OCDE, os 10% mais ricos têm uma renda 10 vezes maior que os 10% mais pobres. Esta divisão é um dos maiores problemas dos sistemas de educação.

O desafio é: como equilibrar essa desigualdade econômica com a missão da escola de oferecer um acesso mais justo a oportunidades?

2) Aumento do consumo na Ásia

Apesar da riqueza não estar distribuída, ela está aumentando. Principalmente na Ásia. A classe média está crescendo e, 90% dos seus integrantes, estarão na China e na Índia.

Os grandes desafios serão: como a economia global mudará quando as populações mais educadas do mundo provenham da Ásia e não da América do Norte e da Europa?

O que vão querer estes novos consumidores ricos de suas escolas? As universidades estarão preparadas para se expandir e responder a esta maior demanda?

3) Crescimento da imigração

A Ásia assumiu o posto que a Europa detinha de destino mais popular dos imigrantes. E essa mobilidade traz consigo a diversidade cultural, a energia e a ambição dos recém-chegados, mas também gera muitos desafios.

Entre eles, estão: como poderão as escolas apoiar os estudantes que chegam de diferentes partes do mundo? Quais questões isso levanta em torno da identidade e a integração? Terão as escolas um papel mais importante no ensino de valores compartilhados?

4) Financiamento

A pressão para encontrar financiamento será uma grande questão para os sistemas educacionais. As escolas deverão tomar decisões a longo prazo sobre como gastar seu orçamento, sobretudo com o aumento das exigências e expectativas.

Quem deverá pagar para que mais estudantes cursem a universidade? E o que acontecerá caso tenham que fazer cortes?

Os indivíduos também deverão entender os riscos de repentinas crises econômicas e recessões, principalmente em momentos em que crescem as dívidas pessoais.

5) Abertura vs. Isolamento

A tecnologia digital pode conectar mais gente do que nunca, construindo vínculos entre países e culturas. Ou esta é a teoria, ao menos. A tecnologia, também, pode fazer com que o mundo seja mais volátil e incerto.

Poder escutar uma variedade de vozes fomenta a democracia, mas também concentra um poder sem precedentes na mão de um pequeno número de pessoas.

Quando as notícias e informações são personalizadas para nós por algoritmos, isso faz com que a gente só tenha acesso a opiniões de pessoas que pensam de forma parecida e se afaste de quem pensa o oposto.

Como as escolas e universidades farão para promover uma maior abertura a ideias diferentes?

Créditos da imagem: Unplash/Divulgação

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube:  https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

Fonte: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/03/03/educacao-10-tendencias-que-estao-mudando-o-ensino-em-todo-o-mundo.ghtml

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *