Conexão Xalingo – Blog

Veja o que estes estudantes produziram para um Carnaval mais sustentável

mascaras-de-carnaval

Em projeto desenvolvido em escola do Rio de Janeiro/RJ,  as matérias de biologia, física, matemática, português e química foram unidas para transformar o Carnaval. Saiba mais!

Professores do Colégio Marista São José Barra, no Rio de Janeiro/RJ, se uniram para produzir, junto aos alunos, bioglitter. Mais do que um projeto sustentável, houve uma união de diferentes conteúdos. Em química, além de aprenderem o processo de confecção de bioglitter, que utiliza uma mistura de gelatina e corante natural feito de beterraba, repolho roxo e cenoura, os alunos também pesquisaram sobre ebulição e fórmulas químicas.

Bioglitter (Créditos: Divulgação)

Bioglitter (Créditos: Divulgação)

Já na área da biologia, foram discutidos os efeitos do plástico no organismo dos seres vivos, como na da fauna marinha, que tem constantes notícias sobre problemas devido ao descarte do material. Na física, trabalhou-se com cor e luz. Em português, o professor auxiliou os alunos na criação de tutoriais. Para falar de quantidades, proporções e volumes que seriam usados na produção, o professor de matemática foi o responsável.

Além da produção do material, cada turma desenvolveu uma atividade diferente. No ensino fundamental, o nono ano está criando um tutorial para elaboração do bioglitter. Já no ensino médio, o primeiro ano produz um site com informação sobre bioglitter, o segundo ano começou uma pesquisa científica e o terceiro ano é responsável por uma proposta de comercialização do material.

Ecoconfete

Juntamente ao bioglitter, os professores e alunos também desenvolveram o ecoconfete. Utilizando folhas caídas das árvores, as turmas do sexto ao oitavo ano do ensino fundamental fizeram pesquisas e criaram confetes ecológicos em formato de coração, floco de neve, quadrado e bolinha. O melhor é que depois esse material não precisa ser recolhido, ele pode ser varrido para o canteiro do colégio onde vai se tornar adubo.

Que achou das ideias, professor(a)? Comente abaixo!

Créditos da imagem: divulgação

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

Fonte: http://porvir.org/estudantes-produzem-bioglitter-e-ecoconfete-para-curtir-carnaval-sustentavel/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *