Conexão Xalingo – Blog

Saiba por que Singapura é referência na educação mundial

post01

Com avaliações rigorosas, meritocracia, investimentos em formação e outros investimentos na Educação, Singapura ocupa o primeiro lugar no Pisa e deve ser referência para o nosso país.

Ocupando o primeiro lugar do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) – principal exame para medir a qualidade educacional internacional, aplicado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento), Singapura não está nessa posição à toa.

Mas o que faz o país estar no primeiro lugar do programa? Segundo Willmann Costa, autor do livro livro “Educação no Século XXI” e que visitou Singapura juntamente a uma comitiva brasileira educacional, 4 são os pilares para isso: avaliações rigorosas, dedicação exclusiva dos professores, política de meritocracia por desempenho para docentes e busca constante por mudanças.

1) Avaliações Rigorosas

Em Singapura, para você tornar-se docente, é necessário que o seu desempenho seja muito alto. Há um investimento permanente em formação continuada do professor. Lá, por exemplo, o professor é remunerado antes mesmo de exercer a sua profissão. Ou seja: os professores estão em constante formação.

2) Dedicação exclusiva dos professores

Diferentemente do Brasil, por exemplo, em Singapura o professor tende a trabalhar somente em uma escola desde o início da carreira, além de contar com excelentes condições de trabalho. Caso fosse assim em nosso país, isso auxiliaria a permanência, o vínculo e a continuidade do trabalho docente, com maior remuneração e menor desgaste nos deslocamentos para mais de um local de trabalho.

3) Meritocracia

A política de meritocracia por desempenho para professores de Singapura é mais um ponto que nos ensina como se destacar no cenário da educação. Os docentes e diretores recebem incentivos caso seus alunos tenham bom desempenho nas avaliações externas. Trata-se de uma comprovação de eficiência do trabalho docente.

4) Busca constante por mudanças

Apesar do destaque internacional, Singapura está em constante busca para melhorar os seus resultados no campo da educação. Uma das preocupações locais é a preparação da sociedade para as mudanças no mercado de trabalho. Exemplo disso, é a Escola de Formação de Professores de Singapura, que é focada em desenvolver competências socioemocionais para estimular a criatividade de seus jovens.

Para você, professor(a), quais são os maiores desafios para o Brasil na área da Educação? Gostou das referências de Singapura? Comente abaixo para entendermos!

Créditos da imagem: https://administrabrasil.com.br

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube:  https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

Fonte: http://porvir.org/quatro-licoes-de-educacao-de-singapura-para-o-brasil/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *