Conexão Xalingo – Blog

O celular ainda não tem espaço em suas aulas? Então repense a ideia

post01

Isso porque é possível realizar diversas atividades através dos smartphones, seguindo a tendência de aprendizagem BYOD. Saiba o que é e como coloca-lo na prática.

BYOD é a sigla de Bring your Own Device (em tradução livre: traga seu próprio dispositivo) e também conhecida como mobile learning (aprendizagem móvel). Esta é uma tendência que surgiu no ambiente corporativo, mas tem ganhado cada vez mais espaço na Educação, incentivando que alunos tragam para a sala de aula seus próprios dispositivos digitais.

Em um país como o nosso, onde muitas escolas são carentes de materiais didáticos, o celular traz muitas possibilidades no aprendizado dos estudantes. Um dos principais benefícios é não ter a necessidade de altos investimentos, como a necessidade de laboratórios de informática, por exemplo.

BYOD na prática

Outro ponto positivo do BYOD é que a aprendizagem pode ocorrer em diferentes locais, como a própria sala de aula, ou explorando espaços externos, utilizando as ferramentas do próprio celular, como os recursos de vídeo, imagem e som. Outro ponto interessante é envolver a comunidade escolar, pensando colaborativamente sobre a adoção do BYOD na unidade escolar. Um caminho é constituir um fórum para pensar ações conjuntas, conhecendo a fundo o perfil da comunidade interna da escola e constituir um política de uso com a sensibilidade da unidade escolar, além de envolver o colegiado para pensar em adquirir conectividade.

BYOD no Brasil

Em nosso país, já temos algumas iniciativas. É o caso do “Minha Vida Mobile”, que é um projeto cultural e educativo que conecta escolas e fomenta intercâmbios.

Outra possibilidade é colocar os alunos na situação de produtores de tecnologias e desenvolver aplicativos. Uma ferramenta que pode ser utilizada é a “Fábrica de Aplicativos”, em que os alunos podem desenvolver uma aprendizagem interativa e criar games, e-books e materiais interativos, usando como limite a imaginação.

Professor(a): o que você acha dos smartphones em suas aulas? Gosta, não gosta…? E já realizou alguma atividade com os alunos, que envolva a utilização dos celulares? Comente abaixo!

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube:  https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/15853/para-a-proxima-aula-tragam-seus-celulares

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *