Conexão Xalingo – Blog

Esta escola tem um jeito diferente de ensinar. Saiba mais!

post02

Na Serra Gaúcha, esta escola utiliza pedagogia livre de modelos para criar uma nova forma de viver conectada com a terra e com os ciclos da natureza.

Localizada em um bosque, na cidade gaúcha de Guaporé, a Cidade Escola Ayni tem um conceito: “Deixem as crianças em paz. Quem precisa de escola são os adultos”. Criada em outubro de 2015, a Ayni amplia o conceito de educação integral e propõe tirar os seres humanos da “normose’, ou seja, da matrix de uma sociedade inserida na competitividade, comparação, ilusão e ansiedade.

A palavra “Ayni” é vem dos incas e significa cooperação, solidariedade e reciprocidade. Na escola pratica-se uma forma diferente de se relacionar consigo mesmo, com a terra e com os ciclos da vida. Idealizada por Thiago Berto, um jovem empresário bem-sucedido da área de tecnologia, que decidiu largar tudo para viajar o mundo e conhecer diversos projetos pedagógicos em países tão diferentes quanto Estados Unidos, Espanha, Peru e Butão.

Quando voltou, Thiago foi para sua cidade natal, na Serra Gaúcha, e conseguiu com o prefeito de Guaporé a concessão por 20 anos de um parque ecológico de 45 mil metros quadrados lançando a semente do que seria a Cidade Escola Ayni.

Apesar de não se prender a nenhuma teoria ou prática pedagógica, a escola se estrutura em quatro eixos principais, que são:

1) Educação Viva: consciente e com olhar individual para o ser humanos;

2) Economia Circular: consumir menos e viver em abundância com o suficiente;

3) Agroecologia: respeito pelos ciclos da natureza;

4) Sagrado: saber lidar com a ancestralidade, o feminino e o masculino.

“A intenção é desenvolver um ser humano integral, conectado com a natureza e com ele mesmo”, explica a pedagoga Ana Paula Zatta, que é uma das guardiãs da Ayni, como se autodenomina a equipe que trabalha na gestão.

Entenda melhor a escola:

Créditos da imagem: Divulgação

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

Fonte: http://porvir.org/escola-no-bosque-convida-pais-e-filhos-para-experiencia-de-educacao-integral/

2 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *