Conexão Xalingo – Blog

Este método está sendo adotado por todo o Brasil e você precisa conhecê-lo

post03

Trazendo diversos benefícios ao ensino dos alunos e se adequando às novas demandas da educação, o método é cada vez mais utilizado nas escolas brasileiras. Saiba o que ele é e quais as suas vantagens.

A proposta da Aprendizagem Baseada Em Problemas, também conhecida pela sigla em inglês PBL (Problem Based Learning), é integrar, através de projetos, os principais conhecimentos e estimular o desenvolvimento das habilidades do século XXI.

A Aprendizagem Baseada Em Problemas

A ideia principal dessa metodologia é estruturar o ensino dos alunos em atividades e exercícios práticos, apresentando aos estudantes problemas em várias etapas para que eles resolvam ou fazer perguntas complexas às quais eles devem responder.

Esses projetos geralmente forçam os alunos a usar várias técnicas de aprendizado para obter sucesso, incluindo pesquisa, dedução lógica e aprendizado interativo (tentativa e erro).

Como esses projetos geralmente são muito grandes e, às vezes, complexos para um aluno fazer sozinho, a adoção desse ensino também tende a incentivar o trabalho em equipe.

Por que utilizar a Aprendizagem Baseada em Problemas?

A PBL funciona bem com todos os alunos, tornando suas estratégias ideais para salas de aula heterogêneas, onde os alunos com habilidades mistas podem reunir seus talentos de forma colaborativa para inventar uma solução.

Essas técnicas também se prestam a uma orientação interdisciplinar, pois a resposta a um problema frequentemente requer informações de diversas áreas acadêmicas.

Ao permitir que as crianças dirijam suas próprias atividades e dando-lhes maiores responsabilidades, os professores mostram como se desafiar e aprender por conta própria.

PBL ajuda os alunos a desenvolver habilidades de vida

O modelo da velha escola, de aprender passivamente os fatos e recitá-los fora de contexto, já não é suficiente para preparar os alunos para atuarem plenamente no mundo de hoje.

Resolver problemas altamente complexos exige que os alunos tenham habilidades fundamentais (leitura, escrita e matemática) e habilidades do século XXI (trabalho em equipe, resolução de problemas, coleta de pesquisas, gerenciamento de tempo, síntese de informações, uso de ferramentas de alta tecnologia).

Com essa combinação de habilidades, os alunos tornam-se gerentes de seu processo de aprendizagem, orientados por um professor qualificado.

Já conhecia a metodologia ou então pretende aplicá-la em sua sala de aula? Comente abaixo o que achou!

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/14876/4-tendencias-para-inserir-ferramentas-digitais-na-aula

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *