Conexão Xalingo – Blog

Dicas para que as aulas sejam produtivas depois das férias (parte 2)

post02

Os primeiros dias de aula, após as férias, nem sempre são fáceis para professores e alunos. A empolgação das férias pode dar lugar ao tédio e à falta de vontade a muitas crianças. Mas existem ferramentas e estímulos que podem ajudar nessa hora.

Confira as dicas que selecionamos para você, professor, levar mais engajamento aos primeiros dias de aula.

1) Trabalhe com estímulos sensoriais

O nosso cérebro (sejamos adultos ou crianças) dá prioridade ao inesperado. A mudança ou a novidade chamam a nossa atenção para que não sejamos surpreendidos por problemas. É necessário que estejamos prontos o mais rápido possível para as mais diversas emergências.

Dessa forma, como o “inesperado” chama a atenção de nossa mente, podemos utilizar estratégias para despertar a curiosidade dos pequenos. A ideia de alterar a formação da sala de aula é uma delas, assim como tantas outras.

A forma como é transmitida uma informação também pode surpreender quem a recebe. Um silêncio súbito, inesperado, no meio da sua fala, faz com que as crianças deem mais atenção à informação mais essencial. O suspense, antes de se falar algo, pode contribuir para o estado de alerta e para a memorização daquele momento.

Movimentar-se alerta o cérebro de quem está percebendo o acontecimento e auxilia na captação do interesse das crianças. Mover-se de maneiras inesperadas pode ser ainda mais eficiente. Por exemplo, você pode andar para trás para introduzir um tema de história, para ensinar números negativos ou para falar sobre tempos verbais pretéritos.

Outra sugestão para trabalhar com o imprevisto é propor pequenos desafios logo de cara, onde as crianças sejam convidadas a interagir. Entregue papéis com pequenas charadas ou sinônimos e antônimos já na porta de sala e as respostas se encontrarão nas mesas. A criança, então, localiza a carteira com sua resposta e ali se senta. Dessa forma, os pequenos podem aprender um novo conhecimento ao mesmo tempo que participam de um jogo divertido e inesperado.

2) Desperte o interesse das crianças

Você pode aproveitar a primeira semana para fazer atividades diferentes. Elas podem já introduzir temas que serão melhor explorados no decorrer do ano letivo ou mesmo transmitir algum conhecimento relevante para os pequenos. Esse pode ser o momento perfeito para trabalhar com o interesse dos seus alunos, os engajando ainda mais nas atividades em sala.

Conversem sobre quais filmes estrearam durante as férias, para chamar a atenção das crianças. Não há a necessidade de que o filme inteiro seja didático, apenas uma cena é suficiente para introduzir um tema que será abordado. E, com certeza, as crianças estarão mais animadas pela menção inicial ao filme que gostam.

 

Leve vídeos, filmes, jogos. Descobrir maneiras de inserir o interesse das crianças em sala de aula pode resultar em um aumento considerável no engajamento, principalmente nesse momento de volta às aulas, quando muitas crianças estão dispersas. Traga um desafio e deixe que as crianças o resolvam, algo estimulante e interativo.

Para ver a primeira parte das dicas, clique aqui.

Gostou das dicas? Então comente abaixo!

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

Fonte: https://blog.estantemagica.com.br/4-dicas-para-tornar-as-aulas-produtivas-apos-as-ferias/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *