Conexão Xalingo – Blog

4 pilares para inserir ferramentas digitais em sala de aula

post03

Você tem acompanhado a verdadeira revolução que a tecnologia tem feito na educação, quer fazer parte dessa mudança, mas não sabe por onde começar? Nós vamos te ajudar.

Estas 4 tendências vão te auxiliar no processo de compreensão e também de inserção das novas tecnologias em suas aulas. Confira!

Enfoque na transformação digital

Livro: Tecnologias digitais na Educação

O livro tem organização de Robson Pequeno de Sousa, Filomena Moita e Ana Beatriz Gomes Carvalho. E traz uma seleção de artigos que abordam as ferramentas digitais em sala de aula. Clique para realizar o download.

Série: Black Mirror

A série britânica criada por Charlie Brooker retrata e satiriza a sociedade contemporânea e as possíveis consequências de sua relação com a tecnologia. Os episódios não são sequenciais, cada um conta uma história com início, meio e fim, o que permite que você assista na ordem que preferir.

Aprendizagem Ativa

Artigo: Mudando a educação com as metodologias ativas

O autor do artigo é José Moran, docente da Universidade de São Paulo e pesquisador de mudanças na Educação. O conteúdo está disponível para leitura aqui.

Programação e Robótica

Livro: Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador

Criado Tim Bell, Ian H. Witten e Mike Fellows. O livro é disponibilizado gratuito e em diversos idiomas e provê atividades extras e vídeos demonstrativos. Clique aqui para acessar o livro em português.

Filme: Wall-E

A história dessa animação da Pixar e Disney acontece no futuro, quando a humanidade abandonou a Terra em uma nave espacial gigantesca, após a poluição deixar o planeta inabitável. O filme tem uma mensagem sustentável. Além disso, também aborda os “defeitos” dos robôs e que eles podem desenvolver personalidades e sentimentos, além da sua programação.

Série: Mr. Robot

No filme, o hacker Elliot tem sérios problemas para se relacionar com outras pessoas. Ele trabalha numa empresa especializada em segurança digital durante o dia e combate ao crime usando suas habilidades de informática à noite. O vilão Mr. Robot, personagem que dá nome à série, contrata Elliot para fazer parte de sua comunidade de hackers com o objetivo de destruir uma megacorporação. O enredo trata de espionagem digital, programação, softwares e o uso da tecnologia em nossas vidas.

Aprendizagem socioemocional

Leitura: Especial Socioemocionais

A tecnologia é um suporte para  práticas educacionais e necessária na Educação para o século 21 e seus desafios. Neste especial do Porvir, você pode conhecer mais sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais e as recomendações para preparar os alunos para o presente e futuro. Clique aqui para ter acesso ao especial.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/14876/4-tendencias-para-inserir-ferramentas-digitais-na-aula

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *