Conexão Xalingo – Blog

5 livros sobre tecnologia na Educação para inovar em sala de aula (parte 2)

post02

A tecnologia adentrou as salas de aulas e promete revolucionar a forma que percebemos as aulas. Mais do que ferramentas, os avanços tecnológicos podem facilitar o dia a dia e customizar atividades.

E para você ficar ainda mais por dentro do que pode acontecer em 2019 e nos próximos, trazemos a segunda parte de dicas de livros para você se atualizar ainda mais. Confira!

1) “O cotidiano da escola: as novas demandas educacionais”, de Denise D’Aurea-Tardeli

Livro O cotidiano da escola: as novas demandas educacionais

Nesta obra, Denise aborda o enfretamento de práticas educacionais que falharam em atingir os ideais de ensino. Nesse movimento, ela cita como aliados um novo olhar a tecnologia, novas configurações de trabalho na educação e o uso do trabalho com temas sociais, como o combate à violência.

2) “Introdução à robótica”, de Maja J. Mataric

Livro Introdução à robótica

A autora parte dos conceitos básicos para conduzir ao leitor as mais novas aplicações na área, enfatizando o conhecimento necessário para criar robôs de comportamento autônomo e inteligente. A obra aborda a definição da robótica, sua história, componentes, sensores, controles navegação. Indicado ao leitor que deseja dar os primeiros passos na robótica com a sua turma.

3) “Linguagem, tecnologia e educação”, de Ana Elisa Ribeiro, Ana Maria Nápoles Villela, Jerônimo Coura Sobrinho e Rogério Barbosa da Silva

Livro Linguagem, tecnologia e educação

O livro irá abordar e analisar questões de letramento digital. Apresenta conceitos de novas linguagens, gêneros digitais, hipertextualidade, trazendo um olhar importante para a linguagem e suas mudanças com a chegada do digital.

4) “Tecnologias que educam”, de Fábio C. A. Carvalho

Livro Tecnologias que educam

A obra é um guia para professores que percorrem o caminho do ensino diante de um cenário de transformações constantes. O autor aponta desafios e oportunidades para o ambiente educacional, analisa mudanças, alterações organizacionais e propõe práticas de aprender e ensinar.

5) “A Revolução do Algoritmo Mestre – Como a aprendizagem automática está a mudar o mundo”, de Pedro Domingues

Livro A Revolução do Algoritmo Mestre – Como a aprendizagem automática está a mudar o mundo

A obra aborda o que é a inteligência artificial, em especial a aprendizagem automática, falando de ferramentas para que possamos compreender o impacto dessa tecnologia no dia-a-dia. “A revolução do algoritmo mestre” é uma oportunidade de se aprofundar sobre o assunto e avaliar o impacto no cotidiano.

Confira as outras 5 dicas de livros que trouxemos, aqui.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/14930/10-livros-de-tecnologia-na-educacao-para-voce-inovar-na-sala-de-aula

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *