Conexão Xalingo – Blog

5 livros sobre tecnologia na Educação para inovar em sala de aula (parte 1)

post01

2019 chegou e as férias é um excelente momento para conhecer as novidades que prometem inovar as aulas. E se você gosta de ler, opções de leitura sobre tecnologia na Educação é que não faltam.

 Confira esta seleção com 5 livros que vão te auxiliar na compreensão das tecnologias que vão embarcar com a educação em 2019 e nos próximos anos:

1) “Tecnologia assistiva: a inclusão na prática”, de Eromi Izabel Hummel

Livro Tecnologia Assistiva - A Inclusão na Prática

Esta obra irá abordar o ensino sob o olhar da tecnologia assistiva, que é focada em ferramentas para auxiliar o ensino de alunos com deficiência. Importante reflexão para promover a inclusão, ampliando o leque para os professores acerca do processo de formação docente e as possibilidades que as tecnologias propiciam ao aluno com deficiência.

2) “Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica”, de Nanci Aparecida de Almeida, Bárbara Alessandra Gonçalves Pinheiro Yamada, Benedito Fulvio Manfredini e Sonia Aparecida Romeu Alcici

Livro Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica

Os autores dialogam sobre uma proposta pedagógica à luz da contemporaneidade e possibilidades tecnológicas. É uma boa indicação para quem quer saber mais sobre como o processo de ensino e aprendizagem pode ser ampliado pelo uso das ferramentas digitais e coletar insights para o planejamento das aulas.

3) “Sala de aula invertida: uma metodologia ativa na aprendizagem”, de Jonathan Bergmann e Aarom Sams

Livro Sala de aula invertida: uma metodologia ativa na aprendizagem

A obra irá abordar a aprendizagem ativa, tão necessária ao ensino no século 21. Além de apresentar atividades práticas, o livro esclarece dúvidas, traz orientações sobre a utilização das metodologias ativas e demonstra como o modelo pode beneficiar o aprendizado, desenvolvendo a autonomia e protagonismo discente.

4) “Linguagem online: textos e práticas digitais”, de David Barton, Carmen Lee, tradução Milton Camargo Mota

Livro Linguagem online: textos e práticas digitais

Os autores investigam o impacto do mundo online sobre os estudos da linguagem online. Ao analisá-la sobre várias perspectivas, a obra proporciona sólida base teórica ao leitor. Além de perpassar sobre conceitos, apresenta orientações práticas, permitindo uma importante reflexão sobre como a chegada do online em nossas vidas mudou nossas práticas.

5) “Práticas pedagógicas e uso da tecnologia na escola”, de Nilbo Ribeiro Nogueira

Livro Práticas pedagógicas e uso da tecnologia na escola

O professor Nilbo aborda orientações a educadores para uso das novas mídias. As instruções são bem práticas e ensinam, por exemplo, como criar e administrar um blog, desenvolver apresentações, lidar com redes sociais.

Gostou das dicas? Tem outras para nos indicar? Aproveite e comente abaixo!

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube:  https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/14930/10-livros-de-tecnologia-na-educacao-para-voce-inovar-na-sala-de-aula

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *