Conexão Xalingo – Blog

Saiba o que é o método Montessori (parte 1)

post02

Você já ouviu falar do método Montessori? Ele pode mudar muito a forma como a educação se desenvolve.

O método Montessori é um conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos desenvolvido por Maria Montessori. Segundo ela, o fator mais importante do modelo é que ele possibilita libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que ela possa ser observada, compreendida e também para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança.

Para Montessori, o desenvolvimento se dá em “planos de desenvolvimento” onde, em cada época da vida, predominam certas necessidades e comportamentos específicos. Considerando-se sempre a individualidade de cada criança, Montessori traça perfis gerais de comportamento e de possibilidades de aprendizado para cada faixa etária, baseados em anos de observação.

A compreensão mais completa do desenvolvimento permite a utilização dos recursos mais adequados a cada fase e, claro, a cada criança individualmente.

Dando suporte a todo o resto, os seis pilares educacionais de Montessori são:

– Autoeducação

– Educação como ciência

– Educação Cósmica

– Ambiente Preparado

– Adulto Preparado

– Criança Equilibrada

Confira, na próxima postagem, cada um dos 6 pilares do método.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

Fonte: https://larmontessori.com/o-metodo/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *