Conexão Xalingo – Blog

Confira estas tendências de educação para 2019 (parte 2)

post01

2019 está vindo repleto de tendências na área da educação. E você, professor, pode ficar por dentro de algumas delas na nossa postagem de hoje.

Nos últimos anos, vemos a tecnologia cada vez mais adentrando as salas de aula. E para 2019, ela continuará auxiliando na melhora da educação. Confira essa e outras tendências:

Uso da tecnologia

O uso da tecnologia em sala de aula pode trazer muitos benefícios. Confira alguns deles:

– aprimoramento na qualidade da educação: novas metodologias chegam para aperfeiçoar o processo educacional, ajudando educadores a encontrarem abordagens pedagógicas diversificadas;

– aulas mais atraentes: a aprendizagem torna-se mais motivadora e encantadora;

– aproxima alunos de professores: propicia um aprendizado conjunto que contribui para a socialização de docentes e discentes;

– auxílio no desempenho escolar: com o estímulo, o interesse pelas atividades escolares cresce, assim como a produtividade dos alunos;

– estímulo ao conhecimento e à troca de ensinamentos: os assuntos abordados em sala de aula passam a ser partilhados em âmbito familiar.

Tendências tecnológicas para a sala de aula

– Gamificação

A gamificação consiste na utilização de mecânicas e dinâmicas de jogos para despertar e estimular o aprendizado. O recurso, que apresenta práticas ludopedagógicas e interativas, é bastante interessante para desenvolver a criatividade e aumentar a participação em sala de aula.

– Mobile learning

No mobile learning, o ensino acontece em ambientes digitais, à distância. Por meio de dispositivos móveis (smartphones, tablets etc.) com acesso à internet, existe a possibilidade de utilizar metodologias diferenciadas, como livros digitais, videoaulas, aplicativos, cursos e-learning, entre outros.

Inteligência Artificial

O uso da inteligência artificial na educação é relativamente novo e tem sido timidamente adotado por instituições de ensino. O recurso é de grande valia para que o aluno consiga identificar rapidamente seu padrão de erros e acertos, pois ele trabalha basicamente com estatísticas. Assim, o estudante pode acompanhar, estatisticamente, a evolução de seu aprendizado, verificando acertos e dificuldades.

Robótica

A robótica é uma tendência indiscutível em diversos setores da sociedade. Além de promover a ligação entre o digital e o real, o recurso proporciona o protagonismo do jovem. Com a ferramenta, o aprendizado é aprofundado, pois ele passa a compreender na prática, por exemplo, teorias matemáticas ou físicas difíceis de serem assimiladas.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

Fonte: https://escolasdisruptivas.com.br/escolas-do-seculo-xxi/tendencias-da-educacao-2019/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *