Conexão Xalingo – Blog

Utilize os recursos audiovisuais em suas aulas

post02

Com as gerações mais novas cada vez mais conectadas e utilizando as tecnologias como suporte para aprendizado, é necessário que o professor se adeque junto à essa nova atualidade. E os recursos audiovisuais são ótimas ferramentas para inovar em suas aulas.

Muitos educadores estão fazendo do vídeo a sua sala de aula, principalmente pelo potencial de alcance entre os jovens. E qualquer professor hoje também pode ter o seu canal, com equipamento simples, como um celular ou uma câmera.

Há muitas possibilidades de inserção do audiovisual nas aulas. Uma delas é tornar o próprio estudante criador de conteúdo, exercitando a “mão na massa”.

E como levar recursos audivisuais para a sala de aula?

1) Esteja aberto

Considero essencial a mudança de atitude. É necessário quebrar a barreira que ainda existe das ferramentas digitais e começar a inserir novas maneiras de abordá-las no currículo escolar.

2) Tenha calma

Leve em conta que toda mudança leva um tempo para acontecer. Pode ser que em um primeiro momento as atividades não saiam como a planejado. Isso não deve ser motivo para abandonar a prática, mas um momento de reflexão sobre como adequar o processo.

3)  Dialogue

O diálogo é a porta de entrada para exercer a criticidade. Hoje, encontramos uma infinidade de vídeos sobre diferentes assuntos em alguns cliques. Por isso, cada vez mais conversar sobre ética e segurança online é um fator chave para alavancar a aprendizagem.

4) Mapeie equipamentos possíveis de trabalhar em sala de aula

O celular é uma boa opção. A maioria possui câmeras, vídeos e editores, que podem auxiliar no trabalho pedagógico. Confira se a escola possui outros equipamentos que podem servir como recursos de apoio.

5) Explore com os alunos o potencial de criar vídeos

Assistir vídeos torna o currículo mais dinâmico. Mas inverter os papéis e fazer os alunos se tornarem produtores de vídeos potencializa ações como colaboração, empatia, inventividade e criatividade – competências e habilidades essenciais ao mundo contemporâneo, além de aproximar os estudantes do seu aprendizado.

6) Planeje

Não basta apenas liberar o uso do celular. É preciso realizar um bom planejamento e ações com objetivos claros, propiciando trabalhar com resoluções de problemas. Proponha etapas de trabalho pesquisa, elaboração de roteiro, pré-produção, gravação e edição. Combine processos, divida tarefas e estabeleça prazos para que os projetos se concretizem. Ao final do processo, avalie as produções para possibilitar novos aprendizados para todos.

Sugestões de materiais de fácil acesso ou baixo custo

– Celular
– Microfone (se não tiver, escolha lugares bem silenciosos para fazer a gravação)
– Tripé (muitos são possíveis até mesmo de serem produzidos pelos alunos)

Programas gratuitos para edição

– Windows Live Movie Maker
– Video Toolbox
– VirtualDub
– VideoSpin

Gostou das ideias? Então comente abaixo!

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

Créditos da imagem: Xiaojie/Unsplash

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/13474/como-fazer-dos-recursos-audiovisuais-aliados-do-ensino

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *