Conexão Xalingo – Blog

A Geração Z quer aprender pelo Youtube

post01

A Geração Z, nascida após 1995, tem interesse por formas diferentes de aprender. Entre elas, estão ferramentas que fazem parte do dia a dia e podem ser utilizadas por você, professor. Confira o que diz a pesquisa The Next Generation of Learners, encomendada pela empresa de ensino digital Pearson.

Segundo o estudo, a Geração Z é a mais interessada em aprender com o auxílio do Youtube. Conforme constatado, assistir vídeos é o método favorito de 59% dos jovens americanos com menos de 21 anos.

Ficando atrás somente do aprendizado através do professor, a pesquisa mostrou que a plataforma fica à frente das aulas tradicionais, dos aplicativos educacionais e dos livros didáticos no interesse dos jovens estudantes.

Métodos favoritos de aprendizagem das gerações

Para os responsáveis pela pesquisa, o acesso à informação é rápido e simples, mas há menos foco para se concentrar por um período prolongado em uma mesma ação, sendo um desafio para o professor acostumado às aulas expositivas tradicionais.

Educação no Youtube

Muitos são os exemplos de professores e pessoas que buscam passar seus conhecimentos através do Youtube. Entre eles, estão o canal “Se Liga Nessa História”, com mais de 800 mil inscritos e que possui vídeos com diferentes professores e explicações sobre História, Sociologia, Filosofia e Geografia com foco no Ensino Médio.

Já o bom humor do professor Rafael Procópio é a estrela do canal “Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio” dedicado a descomplicar a Matemática. É um dos populares, com mais de 1 milhão de seguidores.

Quando o assunto é Ciência, Rafael Loss, estudante de Física na UFSC, criou o canal “Ciência Todo Dia” após perceber o vácuo de conteúdos de divulgação científica nesse formato em português. Tem mais de 400 mil inscritos.

E você, professor: o que acha dessa mudança de comportamento da Geração Z? Já pensou em ter um canal no Youtube? Comente abaixo!

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/12649/como-a-geracao-z-aprende

Créditos do gráfico: www. novaescola.org.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *