Conexão Xalingo – Blog

Tecnologia apresentada por alunos auxilia hospitais

post03

A 6ª Mostra de Tecnologia Educativa e o 2º Simpósio do Projeto Conecta Escola, realizados em Campo Grande/MS, receberam alunos da Rede Estadual de Ensino da cidade, que puderam aprender andando lado a lado com a tecnologia.

O principal objetivo da mostra é recuperar o aluno com dificuldade de aprendizado, por meio de atividades diferenciadas que, no final de cada ano, são reunidas em um só local e apresentadas a todos os alunos da Rede Estadual de Campo Grande. O tema de cada apresentação é escolhido por cada uma das 82 escolas participantes e cada turno (manhã, tarde ou noite) deve indicar um projeto para integrar a feira.

Este ano, 14 salas de aula foram tomadas pelas apresentações do projeto Conecta que já integra 100% das instituições de ensino estaduais da Capital, o que, de acordo com a coordenadora de programas educacionais, Tânia Rute, traz um ótimo resultado no desenvolvimento escolar, “a tecnologia é aplicada para que o aluno seja protagonista do aprendizado dele” conta a professora.

No final do dia de apresentações seis escolas são escolhidas como destaques pelo desenvolvimento dos projetos escolhidos. Entre elas, a Escola estadual Profª Elia França Cardoso. Os professores Alan Carvalho e Adriana Muller criaram, juntamente ao seus alunos do 7° ano, uma plataforma digital que facilita o acesso a informações do posto de saúde do Bairro São Conrado. As crianças, do Ensino Fundamental, pensaram, pesquisaram e desenvolveram o aplicativo que disponibiliza informações sobre atendimentos, cancelamento de consultas, campanhas de vacinação, horário de funcionamento entre outros dados que podem ser acessados de maneira off-line pelo usuário do serviço.

Para desenvolver este sistema, os professores e alunos trabalharam voluntariamente em horário de almoço durante todas as segundas e sextas-feiras na própria instituição. Além de sempre estar em contato com os funcionários do posto pesquisando melhorias, aprovações e outras necessidades. Este sistema é simples, de fácil uso e evita filas, ele já está disponível para uso na plataforma “Fábrica de Aplicativo”. Tecnologia também foi utilizada para avaliação dos trabalhos, nenhum papel foi gasto e todas as notas e votos foram lançados em um sistema digital criado por um dos professores participantes.  A mostra é um trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, SED (Secretaria Estadual de Educação) e CRED6.

Fonte: http://www.diariodigital.com.br/geral/projeto-conecta-escola-troca-conhecimento-entre-escolas-estaduais-da/176962/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *