Conexão Xalingo – Blog

Conheça estas tecnologias gratuitas que auxiliam alunos com deficiência

post02

Entenda o que são as tecnologias assistivas, como auxiliam em sala de aula e quais recursos você pode usar gratuitamente no seu dia a dia para apoiar o ensino de alunos com deficiência.

A tecnologia assistiva engloba recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços com o objetivo de ampliar a participação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Essa área de conhecimento interdisciplinar busca garantir autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social da população com deficiência.
Existe uma série de programas que auxiliam na inclusão de alunos com diferentes graus de deficiência.

Programas gratuitos

Entre os programas gratuitos, que auxiliam pessoas com deficiência, estão o Teclado Virtual, que pode ser utilizado na tela do computador com auxílio de uma caneta especial para estudantes com mobilidade reduzida. Existe também o Head Mouse, que é um programa que permite que, quem não possui movimentos dos braços, possa utilizar o computador e navegar pela internet sem o auxílio de outras pessoas, sendo acionado com um movimento e piscar de olhos.

Já o DOSVOX auxilia a utilização de computadores através de sintetizador de voz. Há o software PRO DEAF, responsável por traduzir texto e voz da língua portuguesa para Libras, língua brasileira de sinais. E ainda para pessoas com deficiência auditiva e que utilizam a Língua Brasileira de Sinais, ou então para quem deseja se comunicar com elas, o aplicativo HandTalk funciona como tradutor simultâneo de dois idiomas e está disponível gratuitamente para iOS e para Android.

Gostou de nossas dicas ou tem mais exemplos de aplicativos que auxiliam alunos com deficiência? Então comente abaixo!

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/12858/inclusao-voce-ja-ouviu-falar-em-tecnologias-assistivas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *