Conexão Xalingo – Blog

Saiba por que o sono é tão importante ao estudante

post02

Não há como negar: horas de sono é algo muito bom. Mas uma noite de descanso é muito mais importante do que pensamos, e é essencial para a memória. E os neurocientistas estão começando a entender o motivo.

Jakke Tamminen é professor de psicologia da Universidade Royal Holloway, do Reino Unido. É também especialista em como o sono afeta a memória, especialmente a linguagem. O aprendizado durante o sono – outra ideia que atrai estudantes, ansiosos por, digamos, um áudio de ensino de língua que fosse tocado durante o sono e acordássemos falando latim – é um mito.

Mas dormir é essencial para o cérebro absorver conhecimento, e as pesquisas de Tamminen e de outros pesquisadores mostram o motivo disso.

No atual projeto de pesquisa de Tamminen, os participantes aprendem um novo vocabulário, e então ficam acordados por toda a noite. Tamminen compara o quanto eles lembram das palavras depois de algumas noites, e depois de uma semana.

Mesmo depois de várias noites de recuperação do sono, há diferenças importantes no quão rapidamente eles lembram daquelas palavras se comparado ao grupo de controle, que não foi privado de sono.

“Dormir é realmente uma parte central do aprendizado”, explica. “Mesmo que você não esteja estudando quando está dormindo, seu cérebro está estudando. É quase como se ele estivesse trabalhando por você. Por isso você não terá o retorno esperado do tempo que aplicou aos estudos se não dormir bem.”

Fonte: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/10/10/por-que-dormir-deveria-ser-a-prioridade-de-todo-estudante.ghtml

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *