Conexão Xalingo – Blog

Intercâmbio ajuda a inovar na zona rural

post03

Professor conta com a participação dos estudantes e projetos mão na massa e transforma sua prática em turmas do ensino fundamental. 

Almy Medeiros da Silva é professor na Escola Municipal Edite Porto, em Canhotinho/PE e aplica práticas inovadoras em suas aulas, como a sala de aula invertida, a utilização do Minecraft, a criação de um podcast, entre outras. Além de professor, ele também assumiu a coordenação da escola Henrique Dias, na zona rural de Lajeado (a 32km de Canhotinho), e buscou mais informações sobre inovações em educação.

Para potencializar atividades inovadoras, ele desenvolveu um projeto para conseguir um link de internet junto a um provedor para alunos e professores utilizarem a rede em suas pesquisas. Com a participação dos alunos, também foi possível criar uma rádio escolar e reativar a biblioteca da Henrique Dias.

Para possibilitar trocas entre as duas escolas em que trabalha, Almy criou um projeto de intercâmbio com os alunos do 8° ano de ambas instituições. Primeiro, eles escreveram cartas para contar sobre seus sonhos para os colegas da outra cidade. Depois, começamos a organizar um encontro, onde a turma da Edite Porto vai visitar a escola Henrique Dias na zona rural de Lajedo. A ideia é que eles possam compartilhar experiências de projetos realizados.

Com esse projeto, Almy observou uma maior participação nas atividades e um maior engajamento dos alunos. Um exemplo disso é que quando lançou no grupo do WhatsApp de alunos da Henrique Dias, a proposta deles cuidarem da biblioteca. Prontamente já conseguiu 12 voluntários. Um dia depois eram 22. A ideia de produção de cartas e do intercâmbio também foi bem recebida, inclusive pelos alunos que normalmente têm resistência em escrever. Eles aceitaram e entregaram os textos dentro do prazo para análise.

Fonte: http://porvir.org/professor-intercambio-escolas-inovacao-zona-rural/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *