Conexão Xalingo – Blog

Essa plataforma apoia o desenvolvimento do professor

post02

O Instituto Península lançou a plataforma Vivescer, que promove a troca de experiências entre professores, compartilha práticas de ensino e oferece uma jornada formativa para apoiar o desenvolvimento integral do professor.

Com quatro percursos de aprendizagem, a plataforma apoia o desenvolvimento integral do professor em diferentes dimensões: emoções, mente, corpo e propósito. Por meio de vídeos, textos, testes e dicas, a Vivescer oferece conteúdos para os educadores trabalharem competências socioemocionais de forma que consigam aplicá-las no seu dia a dia.

Segundo Heloisa Morel, diretora do Instituto Península, o principal objetivo da plataforma é fazer o professor se desenvolver não apenas profissionalmente, mas também individualmente. Desenvolvida com a colaboração de professores, a plataforma se baseia em pesquisas e consultas a diversos autores, como o americano Ken Wilber, criador da Teoria Integral, que recorre à ciência, à religião, à psicologia, ao desenvolvimento humano, à filosofia para a compreensão do indivíduo e do mundo em que ele vive.

A diretora do Instituto Península destaca que a Vivescer tem dois campos principais: formação e comunidade. Na área de formação, os educadores passam por quatro jornadas que trabalham emoções, mente, corpo e propósito, de forma que conseguem entender como suas emoções afetam na sua vida profissional e na relação com os alunos, por exemplo. Já no espaço de comunidade, a plataforma estimula o compartilhamento de experiências e a troca de boas práticas. “A ideia é que a gente crie uma comunidade de professores, porque às vezes eles não têm uma rede de amparo para fazer determinada transformação na sua escola.”

A plataforma é gratuita e está disponível para educadores no endereço www.vivescer.org.br.

Fonte:
http://porvir.org/plataforma-apoia-o-desenvolvimento-integral-do-professor/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *