Conexão Xalingo – Blog

Essas ferramentas estão melhorando a leitura e escrita de alunos

post01

Muitos professores ainda torcem o nariz pra eles. Acreditam que há mais desvantagens do que benefícios sobre a sua utilização. Mas uma pesquisa confirma que os jogos digitais estão melhorando a qualidade do ensino.

Em estudo realizado com 749 crianças de educação infantil, constatou-se que recursos tecnológicos aumentaram 68% a aprendizagem em leitura e 48% em escrita em comparação com crianças que não fizeram as atividades. A tese de doutorado foi defendida em julho pelo pesquisador e empreendedor brasileiro Americo N. Amorim, na universidade americana John Hopkins. Ela é considerada uma das melhores instituições de ensino superior do mundo e também uma das mais conceituadas em educação.

A pesquisa foi batizada de Jornada Internacional de Educação Infantil e contou com a participação de 17 escolas particulares de cinco cidades de Pernambuco (Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes), sendo 62 turmas e 749 crianças. Os alunos foram divididos por sorteio. Metade integrou o grupo experimental e fez as atividades do estudo, além das aulas normais. A outra metade, o grupo de controle, fez apenas as atividades das escolas.

O pesquisador revisou artigos científicos do mundo todo para investigar os problemas da alfabetização. Percebeu ser consenso que as dificuldades dos estudantes têm motivos sociais, contextuais, de cada país, e de sala de aula. Sobre as aulas, viu que três fatores levam ao sucesso: atividades de consciência fonológica desde a educação infantil, ferramentas de avaliação da aprendizagem e material didático de qualidade.

Fonte: http://porvir.org/jogo-digital-melhora-aprendizagem-de-leitura-e-escrita-na-infancia-diz-estudo/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *