Conexão Xalingo – Blog

Você sabe o que é robótica educacional e quais seus benefícios? Descubra aqui!

post03

A professora Débora Garofalo explica a robótica educacional e como incluí-la nas aulas.

Se a sala de aula tradicional conta com lousa, giz, mesas e cadeiras, a sala de aula que inova agora conta com martelos, parafusos, furadeiras, componentes eletrônicos. E a principal atividade propõe o professor agora não é mais a temida prova. Ela dá lugar à construção de um protótipo – com uma finalidade especifica, que desperte a curiosidade da turma e se envolva com a aprendizagem ao possibilitar que o estudante seja o centro do processo educacional. O nome desta aula é robótica educacional.

A sua utilização, como estratégia, vem crescendo na educação brasileiro e traz soluções inovadoras como o learning by doing (em tradução literal, aprender fazendo e que refere-se a uma teoria da Educação do filósofo americano John Dewey. Ele teorizou que a aprendizagem deveria ser relevante e prática, não apenas passiva e teórica. Ele implementou essa ideia instalando a Escola de Laboratórios da Universidade de Chicago. Suas visões têm sido importantes no estabelecimento de práticas de educação progressista).

O que é a robótica educacional?

Na robótica educacional são mesclados ambientes de aprendizagens que reúnem materiais não estruturados (que podem ser sucata) e ou kits de montagem. Esses kits são compostos por diversas peças, motores, sensores, controlados por uma placa com software que permite programar o funcionamento dos modelos montados. Ambos garantem ao aluno a oportunidade de desenvolver sua criatividade com a montagem de seu próprio projeto.

O que a robótica educacional favorece

Na Educação, a robótica educacional tem por objetivo desenvolver o raciocínio e a lógica na construção de algoritmos e programas para controle de mecanismo. É um projeto que favorece o planejamento e organização de projetos, motiva o estudo e análise de mecanismos existentes e estimula a criatividade nos diferentes segmentos da construção do conhecimento.

Ao experienciar a robótica, o aluno desenvolve sua capacidade de solucionar problemas, utilizando a lógica de forma eficiente, compreendendo conceitos das diversas áreas do conhecimento e exercitando-os na prática.

E você, professor(a): já utiliza a robótica educacional em suas aulas? Comente abaixo o que acha dessa inovação!

Créditos da imagem: Getty Images

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/12586/tecnologia-na-educacao-como-enriquecer-o-curriculo-com-a-robotica

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *