Conexão Xalingo – Blog

Projeto de leitura recebe visita de carteiro

post03

Projeto incentiva a escrita e ainda possibilitar o contato da turma com culturas de diferentes países.

Josefa Lucila Felix Moreira é professora dos anos iniciais do ensino fundamental em duas turmas da Escola SESC, em Macaíba/RN. Nesse percurso, desenvolveu muitas atividades interessantes com as crianças, como foi o caso do projeto de leitura e escrita.

Um projeto bastante significativo foi encerrado recentemente na turma do 4° ano. Intitulado “Uma viagem a povos distantes”, ele foi inspirado no livro “Cartas a Povos Distantes”, do escritor Fábio Monteiro. As crianças se envolveram de tal maneira, que ainda foi desenvolvido um novo projeto, chamado “Uma viagem a povos distantes II: Rumo ao Egito”.

“Sem sair de casa” foi a frase motivacional para esse trabalho, pois um dos personagens do livro diz “posso conhecer outras culturas sem sair de casa”. No primeiro projeto, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer a cultura de outros países por meio de pesquisas, slides e vídeos. Também foram aprofundados conhecimentos sobre o nosso país.

Na ocasião, ainda foi trabalhado um novo gênero textual. A turma escreveu e enviou cartas para familiares e para crianças de uma comunidades da zona rural de Macaíba. Além disso, receberam a visita do carteiro, que conversou com a turma sobre a história do correio.

Diante de toda essa experiência, avanços significativos foram observados, tanto na leitura, quanto na escrita. O projeto despertou nas crianças o interesse de continuar a escrever para familiares e amigos.

A possibilidade de conhecer outras culturas (de países como China, Portugal, México, Estados Unidos, Espanha) também encantou a turma. Como um dos personagens do livro “Cartas a Povos Distantes” reside em Luanda, capital de Angola, também foi abordada informação sobre essa capital, cantaram e dançaram uma canção africana na apresentação do projeto.

Fonte: http://porvir.org/em-projeto-de-leitura-e-escrita-turma-de-4o-ano-recebe-visita-de-carteiro/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *