Conexão Xalingo – Blog

Poluição pode prejudicar desempenho em matemática? Saiba mais

post03

O desempenho cognitivo pode sofrer danos devido à exposição crônica ao ar poluído, segundo estudo. A pesquisa indica que ar tóxico causa muito mais danos do que os já conhecidos sobre a saúde física.

A pesquisa ocorreu entre 2010 e 2014, quando pesquisadores verificaram as habilidades verbais e de matemática de cerca de 20 mil pessoas na China. Os cientistas testaram pessoas de ambos os sexos, com idades acima de dez anos, com 24 questões padronizadas de matemática e 34 questões de reconhecimento de palavras.

Através do estudo chinês-americano foi possível constatar que altos níveis de poluição levaram a quedas significativas nos resultados de testes de linguagem e aritmética, com impacto equivalente à perda de um ano de educação escolar. Os pesquisadores afirmaram que o impacto negativo aumenta com a idade e afeta mais os homens com menor nível educacional.

“Ar poluído pode fazer com que todos reduzam seu nível de instrução em um ano, o que é algo significativo”, disse Xi Chen, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale, nos EUA, e membro da equipe de pesquisa. “Mas sabemos que o efeito é pior para idosos, para homens e para aqueles com baixa escolaridade”, afirmou ao jornal britânico The Guardian. Uma das razões pelas quais os pesquisadores afirmaram que homens com menor escolaridade são os mais afetados pela exposição ao ar tóxico é o fato de que eles geralmente exercem trabalhos braçais em áreas externas.

O estudo também aponta que a poluição aumenta o risco de doenças degenerativas, como Alzheimer e outras formas de demência. Estima-se que muitos poluentes afetem diretamente a química do cérebro e possam também ter um impacto psicológico, aumentando o risco de depressão.

A pesquisa foi realizada somente na China, mas é relevante em todo o mundo, segundo os cientistas. De acordo com os autores do estudo, 98% das cidades com mais 100 mil habitantes em países pobres ou em desenvolvimento excedem os limites de poluição do ar recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Aproximadamente 90% da população mundial respira ar considerado inseguro, aponta outro levantamento.

O estudo, divulgado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciencies (PNAS), foi baseado em medições de dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e partículas menores que 10 micrômetros de diâmetro nas localidades onde os participantes viviam.

Fonte: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2018/08/28/poluicao-do-ar-pode-prejudicar-inteligencia-cognitiva-diz-estudo.ghtml