Conexão Xalingo – Blog

Saiba mais sobre esse aplicativo para criar histórias

post02-capa

O Inventeca traz narrativas visuais para usuário gravar, em áudio, as próprias histórias de acordo com o que vê nas páginas. Disponível gratuitamente para Android e iOS.

Para quem gosta de ler para as crianças e adora ouvir as histórias que contam, o aplicativo Inventeca, traz dois livros ilustrados e animados sem textos. Disponível para Android e iOS, ele permite ao usuário criar uma história, gravando o áudio de acordo com cada página. Ao final, consegue salvar com o nome da história narrada e do autor, para ouvir quando quiser.

Desenvolvido pela Storymax, publicadora de livros interativos, o app utiliza a tecnologia dos smartphones e tablets para o conto de histórias e o desenvolvimento do gosto pela leitura. No Inventeca, a ideia é divertir, incentivar a interação e trabalhar a linguagem das crianças, principalmente das mais novas, de até 10 anos, segundo a jornalista e editora Samira Almeida, fundadora da Storymax. Ela exercita a mediação de leitura com crianças do ensino fundamental 1 como voluntária em uma escola de São Paulo.

post02-interna

Segundo Samira, “os mais novos chegam com o livro e dizem que vão ler para mim. Eles contam uma história diferente do que está escrito. Tem um exercício de adivinhação a partir do que estão vendo. Isso é natural na criança. Ler as imagens vem antes do texto. Quando começam a ser alfabetizados, passam a deixar de ler a imagem. Eles têm até um pouco de vergonha de ler os livros que têm menos texto. A leitura das imagens não deveria ser desvalorizada”.

Produzido com apoio do Ministério da Cultura, o aplicativo é gratuito e fácil de usar. Ao entrar, o usuário vê uma estante de livros com duas histórias. Ele escolhe uma delas e entra na primeira tela. Na página ilustrada, há um botão vermelho, para gravar o áudio. À medida que grava, ele pode passar para as outras páginas e fazer as novas narrações. No final, é só salvar o arquivo. Dá para criar várias versões. Se quiser apagar, é só colocar o dedo sobre a história por alguns segundos, e clicar no “x”.

post02-interna2

Uma das duas histórias disponíveis no aplicativo traz o passeio de um menino na praia. A outra é a história de um monstro. “Pensei em situações que fizessem parte da vida das crianças e que fizessem sentido. Queria uma história engraçada, com um pouco de medo, e outra de aventura. Fiz os roteiros e passei para o diretor de arte, Fernando Tangi, e para o ilustrador, Lauro Goe. Fomos pondo coisas no meio. Depois, eles fizeram a sequência de ilustrações”, explica Samira.

post02-interna3

Créditos das imagens: Carlos Pupo/Divulgação

Fonte:
http://porvir.org/aplicativo-gratuito-incentiva-que-pais-criem-historias-com-os-filhos/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *