Conexão Xalingo – Blog

Veja essas dicas de filmes para os seus alunos assistirem em sala de aula

post01

Os filmes podem ser um ótimo suporte para as suas aulas. Através deles, é possível debater assuntos importantes para a sociedade e contextualizar os roteiros com a vida dos alunos. Para te ajudarmos, selecionamos 3 filmes para trabalhar em sala de aula. Confira!

1) A Onda (2008)

Rainer é um professor e a ele foi designada a tarefa de instruir seus alunos de Ensino Médio sobre o Estado Autocrático. Ele permite aos seus alunos desenvolverem o assunto e solicita que construam sua própria autocracia. No entanto, quando as crianças formam um Estado-nação similar com o da Alemanha nazista, os professores perdem o controle sobre os adolescentes.

O filme mostra como a influência do grupo impacta na formação de conceitos e desenvolvimento de ideias totalitárias. E a falta de espaço para questionamentos leva à atitudes extremas. Classificação etária: 16 anos.

2) À Procura da Felicidade (2006)

Esse filme retrata a história real de Chris Gardner, casado e com um filho, que superou todas as adversidades para conseguir sucesso financeiro, quando parecia ser improvável. É uma verdadeira aula sobre como se portar diante das dificuldades.

Com problemas financeiros, sua mulher Linda vai embora e deixa o pequeno Christopher aos cuidados de Chris. Tentando vender máquinas de scanner médico para clínicas particulares e hospitais, Chris acaba sendo despejado de casa e fica sem ter onde morar com o filho, passando a dormir em dormitórios para moradores de rua, em um trem e até mesmo no banheiro de um metrô, até que consegue uma vaga de estágio não remunerado em uma importante corretora de valores, para concorrer a uma única vaga e ser contratado. Classificação etária: 12 anos.

3) UP – Altas Aventuras (2009)

Essa animação é uma comovente história sobre um vendedor velho e viúvo prestes a ir para um asilo pela possibilidade de perder a casa onde morou com a esposa. Ele decide fugir, levando junto sua casa com milhares de balões, mas não sabe que seu vizinho Russel, uma criança carente, também está lá dentro.Ambos vivem juntos uma incrível aventura, na qual demonstram aos expectadores como é a convivência entre pessoas de diferentes gerações, o ato de envelhecer e a força da amizade, mesmo que improvável. Classificação etária: livre.

Fontes:
http://solucaoconquista.com.br/educacao/2017/11/29/5-filmes-fascinantes-para-passar-em-sala-de-aula/
https://www.deveserisso.com.br/blog/8-filmes-para-trabalhar-em-sala-de-aula/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *