Conexão Xalingo – Blog

Descubra como essa professora está aumentando a qualidade do ensino

post03

Professora utiliza música para diminuir o estresse e também aumentar o rendimento dos seus alunos de odontologia, em universidade dos EUA.

As aulas da professora brasileira Elisabeta Karl têm contado com apresentações de um quarteto de cordas, que ajudam a acalmar os estudantes antes de prova prática e de atividades em laboratório.

A iniciativa conta com três apresentações do Quarteto de Cordas formado por estudantes de artes da própria insituição na cidade de Ann Arbor, em Michigan.

Resultados

As apresentações têm meio hora de duração e, para medir a ansiedade dos alunos, a professora aplicou um questionário resumido em seis testes, conhecido como Spielberger State-Trait Anxiety Inventory (STAI-6), antes e depois dos concertos. Segundo ela, os resultados foram surpreendentes: antes da apresentação musical, 30% da turma estava ansiosa e só 5% se sentia calma. Depois de ouvir o concerto, o cenário se inverteu e 30% declararam se sentirem calmos, enquanto só 3% se sentiam ansiosos.

Elisabeta também notou uma evolução em uma das notas da avaliação prática. “Nessa prova os alunos precisam reproduzir o contato nos dentes anteriores e em geral há muita dificuldade. Houve uma melhora de 24%. Não acredito que tenha sido só a música porque o curso é difícil e fazemos os alunos treinarem muito, mas ela com certeza ajudou”.

No geral, o desempenho da turma foi melhor comparado aos dos alunos do ano anterior que não participaram do projeto de terapia musical.

Que achou da ideia? Comente abaixo!

Créditos da imagem: Universidade de Michigan

Fontes:
https://g1.globo.com/olha-que-legal/noticia/professora-usa-musica-para-diminuir-estresse-e-aumentar-rendimento-entre-alunos-em-universidade-dos-eua.ghtml

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *