Conexão Xalingo – Blog

Saiba o que esses alunos fizeram com lixo eletrônico recolhido

post02

Campanha de lixo eletrônico nascida em sala de aula mobiliza comunidade e ajuda alunos a compreender o descarte correto e reaproveitar materiais em um projeto de robótica educacional.

A campanha da Escola Municipal Pedro Carnaúba, em Viçosa/AL, intitulada “Recicle: todo lixo eletrônico é bem-vindo!” teve como objetivo a retirada de resíduos de circulação, realizar o descarte correto e então utilizar parte do material para atividades de robótica. O projeto, que contou com boa divulgação através das redes sociais e no “boca-a-boca”, arrecadou quase 900 kg.

A ação deu certificado de descarte certo da empresa Bio Digital aos envolvidos e os materiais serviram de matéria-prima para o projeto de robótica da escola.

Materiais reciclados viram tecnologia

Para ajudar na manipulação e correta desmontagem das peças eletrônicas, a escola recebeu kits de ferramentas da Secretaria Municipal de Educação e da Câmara de Vereadores. Com esses materiais eletrônicos recicláveis e os kits, a criatividade tomou conta dos estudantes.

Os alunos desenvolveram uma casa sustentável, onde o acendimento de lâmpadas, ventiladores e do alarme era realizado por sensores de movimento de mouse de computador. Além disso, também foi construído um carrinho acionado por controle remoto de televisão e um minirrobô chamado “Barata Elétrica”.

post02-interna

Projeto trouxe aprendizado para as crianças

Segundo João Paulo Lessa Falcão, professor responsável, “durante o andamento do projeto, além do trabalho manual desenvolvido em casa, os alunos puderam contextualizar conteúdos curriculares a temas como o consumo sustentável de energia elétrica e a utilização de sensores para redução dos de valores das contas de energia”.
Conforme João, hoje os alunos têm uma nova visão de mundo. E o resultado não parou por aí: pontos de coleta foram distribuídos em outras escolas municipais e alguns prédios públicos, mantendo a sustentabilidade local.

Gostou do projeto e tem outros exemplos para nos contar? Então comente abaixo!

Fonte:
http://porvir.org/campanha-de-lixo-eletronico-nascida-em-sala-de-aula-mobiliza-comunidade/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *