Conexão Xalingo – Blog

4 casos inovadores de educação que a Copa do Mundo nos ajuda a mostrar

post03

A Copa do Mundo de futebol terminou. Mas bons exemplos dos países participantes não ficam restritos somente a dentro de campo. Quando o assunto é educação, os países semifinalistas têm exemplos de “jogadas” espetaculares também fora das 4 linhas. Confira os exemplos de cada país.

1) Bélgica (19 Coding School)

post03-belgica

A 19 Coding School é uma versão belga da escola de tecnologia 42, de Paris, que fica na capital Bruxelas. Assim como na escola parisiense, a 19 oferece ensino de programação autodirigido, 100% gratuito, sem aulas e sem professores, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Após um teste, os alunos são convidados a participar de imersão na sede que fica em um castelo.

2) Croácia (Croatian Makers)

post03-croaca

Para diminuir as diferenças entre alunos de diferentes classes sociais na Croácia e proporcionar o acesso de todos a tecnologias educacionais, o Institute for Youth Development and Innovativity criou o projeto Croatian Makers. Além de promover oficinas desde 2015, o time doou mais de 1800 robôs a 360 escolas do país para que consigam competir em eventos de robótica e programação.

3) França (Collège Clisthène)

post03-franca

A escola pública de ensino fundamental localizada na cidade de Bordeaux aposta na diversificação pedagógica para despertar o interesse e a motivação dos alunos. Luta contra evasão ao proporcionar uma prevenção da violência e a responsabilização progressiva da comunidade escolar. Respeita os ritmos pedagógicos e biológicos dos alunos, alterando horários de aula para quando eles estão mais produtivos.

4) Inglaterra (Studio Schools)

post03-inglaterra

A rede de escolas mescla aulas expositivas com métodos de aprendizagem baseada em projetos e coaching. Além disso, ela também faz parcerias com empresas locais para que alunos possam desenvolver trabalhos baseados na vida real e fazerem estágios.

Fontes:
http://porvir.org/veja-casos-educacionais-inovadores-nos-paises-que-estao-nas-quartas-da-copa/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *