Conexão Xalingo – Blog

Você sabe o que é Design Thinking e como ele pode ajudar na educação? Saiba mais!

post03

Você, como professor(a), sabe muito bem: um dos maiores desafios é juntar a turma em prol dos mesmos objetivos educacionais. E é dessa forma que o Design Thinking pode ajudar a revolucionar o universo escolar.

A abordagem do Design Thinking é composta por um conjunto de métodos que visam a solução de problemas de maneira coletiva e colaborativa, tendo como perspectiva a empatia máxima com os seus interessados.

Na educação

O Design Thinking funciona como uma proposta de ensino que é focada no ser humano, objetivando integrar as necessidades individuais dos estudantes e promover a inovação de soluções que afetem desde os trabalhos em equipe até a construção de uma carreira profissional de sucesso.

Assim, os professores podem estimular a capacidade de cada aluno de pensar criticamente, preparando-os para melhorar, não só o ambiente escolar, mas o mundo como um todo.

Benefícios do Design Thinking na educação

A partir da ideia de que o Design Thinking reúne métodos para abordar qualquer tipo de problema — assim como faz o designer em seu trabalho —, quando usado na educação, ele incentiva a inovação e a criatividade. Você pode usá-lo para identificar algo que deve ser melhorado, e isso é feito com entendimento do seu contexto, experimentação de ideias e criação de uma solução que resolva o problema.

A abordagem acontece através da descoberta, ao investigar mais sobre o problema, observando ou sentindo na pele. Posteriormente, é feita a interpretação de todas informações sobre o obstáculo, quando é necessário se colocar no lugar do outro para saber como esse transtorno afeta a vida dos outros.

Depois é a hora de pensar em ideias para melhorar a situação, sendo que é preciso se aprofundar em todas elas e selecionar as mais adequadas para a circunstância. Logo após, colocar as ideias selecionadas em prática testando-as no mundo real para descobrir se irão funcionar. Por fim: a evolução, que é o resultado obtido diante da aplicação de todos os passos anteriores.

Créditos da imagem: Dean Meyers

Fontes:
https://simulare.com.br/blog/design-thinking-na-educacao/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *