Conexão Xalingo – Blog

3 questões sobre a Realidade Virtual na Educação

post02

No Brasil, a Realidade Virtual está se difundindo no sistema de ensino. Um exemplo é o Google Expeditions, aplicativo da G Suite for Education, que já chegou a mais de 100 escolas no país, entre públicas e privadas, e está presente em 50% dos estados.

E para entender um pouco melhor a aplicação da tecnologia em sala de aula, a opinião de especialistas no assunto, é muito importante. Daniel Moreira, especialista em tecnologias de educação do Instituto Singularidades, e Fabia Antunes, diretora de currículo da escola Lourenço Castanho de São Paulo, que usa uma das ferramentas do Google, levantam alguma questões importantes sobre a tecnologia na educação e apontamos 3 delas para você:

1. Planejamento pedagógico

O primeiro passo para utilizar ferramentas, como os óculos de Realidade Virtual, é alinhá-las ao projeto de ensino, para que seu uso não seja meramente recreativo. Segundo Fabia, “a premissa é não usar para consumo de conteúdo, mas para criação ou compartilhamento de conhecimento”.

2. Interdisciplinaridade

“Dentro da Realidade Virtual, é possível propor atividades interdisciplinares, explorar conhecimentos de geografia, história, matemática e ciências dentro de um mesmo espaço”, observa Daniel Moreira. “Mas isso vai depender dos desafios propostos pelos professores”, ressalva.

3. Metodologia ativa

Assim com os games, a aprendizagem por projetos e o design thinking, a Realidade Virtual é considerada uma metodologia ativa de ensino. Se bem utilizada, pode estimular o protagonismo e a formação crítica do estudante.

Fonte:
http://fundacaotelefonica.org.br/noticias/9-questoes-para-voce-saber-sobre-realidade-virtual-na-educacao/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *