Conexão Xalingo – Blog

Olimpíada do Conhecimento traz exemplos de Realidade Aumentada. Saiba mais!

post01

A 10ª edição da Olimpíada do Conhecimento aconteceu no Centro Internacional de Convenções de Brasília. Em 2018, a Realidade Aumentada tem sido uma das primeiras ferramentas para mostrar inovações para qualidade de vida e saúde.

Entre os experimentos, que foram desenvolvidos por alunos do Senai e do Sesi, está a Casa Inteligente e a Cidade do Futuro.

Casa Inteligente

Dividida em quatro cômodos (quarto, sala, cozinha e banheiro), o espaço tem tecnologias que facilitam o dia a dia e que podem virar realidade em pouco tempo. O espelho, que funciona como um guarda-roupa digital, oportuniza ao usuário cadastrar fotos de todas as peças do armário. Depois disso, é possível montar o figurino que quer utilizar, através de uma tela.

Já na cama, o travesseiro ergonômico é produzido com copos e sacolas plásticas. O jardim é repleto de sistemas de irrigação automáticos, que garantem economia de água e jardins mais verdes. No espaço reservado aos pets, a alimentação é disponibilizada por máquinas que calculam e oferecem as quantidades necessárias.

Cidade do Futuro

Há também a Cidade do Futuro, onde as inovações tecnológicas tomam conta. Além dos carros elétricos, o espaço da moda toma interesse dos visitantes. Como uma espécie de alfaiate virtual, uma máquina tira as medidas da pessoa e, a partir de um sensor tátil, também verifica a textura da pele e possíveis alergias que podem conduzir a escolha do tecido que será utilizado. Em 30 minutos, as informações são passadas para um outro estande que imprime a roupa escolhida em peça real e um drone leva a peça da “fábrica” até a “loja” onde o cliente recebe o produto.

Créditos das fotos: Antonio Cruz/Agência Brasil

Fontes:
http://www.tnh1.com.br/noticias/noticias-detalhe/educacao/olimpiada-do-conhecimento-tem-inovacoes-para-qualidade-de-vida-e-saude/?cHash=dd6d4852ea37f0099fd681c8f467d692

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *