Conexão Xalingo – Blog

Inteligência artificial na educação? Saiba Mais!

post01

Paul é uma inteligência artificial turbinado pela plataforma Watson, da IBM, que cumpre o papel de um professor 24 horas por dia, tirando dúvidas dos alunos e identificando a melhor forma de aprendizagem de cada um deles baseada em suas personalidades.

Um dos beneficiados por Paul é o profissional autônomo Kennedy Sophia Junior, de 33 anos. Ele é pós-graduado em três cursos presenciais, mas está gostando muito do novo “professor” do curso à distância que está fazendo. Segundo Filipe Cotait, diretor de tecnologia da Stefanini Scala, “”A grande diferença é que o Paul usa computação cognitiva, não é chatbot e nem pesquisa de informações, como os auxiliares de smartphones, Siri ou Google Assistente”.

Se, por exemplo, o curso tem matemática financeira e o aluno já estudou ou trabalha com isso, Paul orienta que ele avance o tema. Mesmo assim, todo o conteúdo programático é avaliado.

Paul gera um relatório sobre os alunos

A inteligência artificial consegue gerar três relatórios sobre o aluno: traços de personalidade, que consideram introversão e extroversão, por exemplo; melhor método de aprendizagem; e grau de conhecimento sobre o tema, que pode ajudar a pular algumas etapas.
Depois de mapear o perfil do aluno, o professor sugere métodos de aprendizagem em vídeos, textos, infográficos ou outros aspectos que possam ajudá-lo a captar mais informações.

E o professor, onde fica nessa história?

Segundo Adriano Mussa, diretor acadêmico e de inteligência artificial na escola de negócios Saint Paul (casa de Paul) os professores têm uma nova atribuição, que é ensinar a inteligência artificial. Como há sempre novas dúvidas que precisam ser respondidas, o professor não só ensina a IA, como também precisa aprender.
O primeiro curso a ter contato com o Paul foi Contabilidade, seguido de Inovação e Criatividade. Nesse momento, os alunos de Administração e Demonstrativos Financeiros começam a conhecer a novidade.

Você, professor: que acha das inovações tecnológicas em sala de aula? Responda pra gente nos comentários abaixo!

Fontes:
https://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2018/06/19/plantao-de-duvidas-inteligencia-artificial-vira-aliada-de-estudantes.htm?utm_source=linkedin&utm_medium=social-media&utm_campaign=noticias&utm_content=geral

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *