Conexão Xalingo – Blog

A Realidade Virtual invadiu a Copa do Mundo

Foto: Hedeson Alves

A professora de Educação Física, Renata Pedrite Franco Leal, do Colégio São Cristóvão, em São José dos Pinhais/PR utilizou a Realidade Virtual para realizar tour virtual pela Copa.

Quando Renata percebeu que muitos de seus alunos preferiam os celulares e outros dispositivos móveis às aulas de Educação Física, a professora teve a ideia de criar uma atividade que mesclasse ambas as coisas.
Então foi planejada uma feira de Realidade Virtual em que os alunos, professores e funcionários iriam adquirir conhecimentos sobre a Copa através da tecnologia.

Realidade Virtual cada vez mais acessível

Primeiramente Renata achou que a tecnologia seria inacessível financeiramente, porém encontrou dispositivos para Realidade Virtual com preços mais amigáveis.

Na hora de criar conteúdos, não possuíam os materiais necessários para a Realidade Virtual. Os alunos então, pesquisaram vídeos em formato 360° no Youtube, tendo a ideia de selecionar aqueles que tinham a ver com futebol e com estádios da Rússia.

Foto: Hedeson Alves

Foto: Hedeson Alves

Alunos colocaram a mão na massa

O envolvimento dos alunos foi em todo processo de construção da feira. Eles se organizaram para definir o que cada um iria fazer, quem iria cuidar da organização e convidar os visitantes.

A feira foi distribuída em salas temáticas, onde era possível fazer tours virtuais pelas arenas da Copa, conhecer histórias de clubes e ver vídeos relacionados à competição. Todos puderam interagir com os recursos de Realidade Virtual e de um quiz desenvolvido pelos alunos.

Com esse projeto, Renata pode perceber que os alunos demonstraram mais interesse pelas atividades de Educação Física. Eles ainda puderam ter contato com uma tecnologia que ainda não conheciam ou ainda não sabiam como utilizar.

Créditos das imagens: Hedeson Alves / Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Fontes:
http://porvir.org/alunos-usam-realidade-virtual-para-fazer-tour-pela-copa-do-mundo-na-russia/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *