Conexão Xalingo – Blog

Pinturas fazem alunos refletirem sobre a sociedade

post02

Alunos do ensino fundamental, do Colégio Elite, pintam para refletir sobre temas da atualidade, como o racismo e preconceito.

Com o tema “Negritude em foco – Cultura e Identidade”, as professoras Camila Carreira A. Baptista e Philippe Valentim de A. Malizia possibilitou aos alunos soltarem a criatividade para contestar e pensar arte. A ideia também permitiu trabalhar em sala de aula sobre o lugar do negro na sociedade.

Personagens negros famosos foram destacados

Os personagens negros da história brasileira e mundial ganharam destaque nas produções artísticas feitas pelas mãos talentosas dos alunos de 6º, 7º e 8º Ano. Conforme as professoras, “não apenas os trabalhos de arte ficaram fabulosos e foram executados com muita paixão de dedicação, mas também conseguimos atuar em problemas relacionados ao racismo e concepções equivocadas sobre negritude”.

Por dentro dos livros

Já para os alunos do fundamental 1, a temática utilizada foi “Por Dentro dos Livros”. A partir da leitura das obras com diversas temáticas, os alunos foram convidados a compartilharem suas experiências de leitura registrando em telas suas vivências e interpretações. Nesse projeto foi estimulado não apenas a criatividade dos pequenos ao retratarem as páginas dos livros na pintura de suas telas, mas também introduzido o prazer pela leitura.

Através dos livros, os alunos trabalharam em sala de aula temas como adoção, amizade, medo, sonhos e responsabilidade ambiental com muita criatividade e diversão. Além disso, obras clássicas como Moby Dick começaram a ser introduzidas aos pequenos leitores para que se desmistificasse que a erudição não faz parte da realidade dos jovens.

Leilão beneficiente

Para ambos os segmentos, houve um leilão beneficente após a exposição dos quadros e avaliação das pinturas. Os quadros são colocados à venda para os responsáveis, professores e todos os presentes. Todo dinheiro arrecadado é doado para uma instituição de caridade.

Que você achou da ideia? Comente abaixo!

Crédito das imagens: divulgação

Fonte:
http://porvir.org/alunos-pintam-telas-para-se-manifestar-sobre-temas-da-atualidade/

         

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *